Cidades
Novembro Azul: Prefeitura de Porto Nacional inicia campanha de combate ao câncer de próstata
O evento de abertura ocorreu no Clube dos comerciários e contou com diversos serviços para o público masculino

Com o principal objetivo de informar a população sobre o câncer de próstata e outras doenças que acometem o sexo masculino, a Secretaria Municipal da Saúde realizou, na noite desta sexta-feira, 05, a abertura da campanha “Novembro Azul”, que acontece anualmente durante o mês de novembro e tem como foco a saúde do homem. Além disso, o evento de abertura contou com diversos serviços médicos para a população. Palestras, sorteios, brindes, serviços de barbearia, torneios e também muita música ao som da banda da guarda municipal Mestre Adelino, fizeram parte da programação.
O evento de abertura aconteceu no Clube dos Comerciários, no setor Guaxupé, e contou com total apoio da secretaria Municipal do Esporte e Lazer, Fundação Municipal da Juventude e da população portuense.
O prefeito Ronivon Maciel, esteve presente na cerimônia de abertura onde falou da importância em realizar campanhas como o Novembro Azul dentro do município. “Essa campanha, por exemplo, não aborda somente o câncer de próstata e sim a saúde do homem como um todo. Quando realizamos campanhas como essa, estamos incentivando o homem a cuidar de sua saúde”, disse Ronivon.
Para a secretária municipal da saúde, Lorena Martins, “as mulheres devem incentivar os homens a realizar o exame de prevenção. Seja esposa, irmã ou filha, nós mulheres precisamos encorajar os homens a se preocuparem com esse tema e esquecer o preconceito”, ressaltou.
A palestra com a mesma temática do mês alusivo ao combate do câncer de próstata intitulada: “Cuidar da saúde também é coisa de homem”, foi conduzida pela Médica Gisele Amaral, do Centro de Especialidades Médicas, que na ocasião enfatizou a importância de fazer todos os exames rotineiramente.
Novembro Azul
O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca). A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.
Mesmo na ausência de sintomas, os homens devem ir ao urologista para conversar sobre o exame, a indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.
-
Cidades2 dias ago
Naturatins abre convocação para instituições interessadas em integrar o Conselho Gestor da APA Ilha do Bananal/Cantão
-
Brasil2 dias ago
Tocantins é o 3º estado com maior crescimento da produção agrícola entre 2018 e 2023
-
Política2 dias ago
Projeto de lei para punir publicação falsa de Inteligência Artificial avança na Câmara com voto SIM de Antonio Andrade
-
Brasil2 dias ago
Programa de Iniciação à Extensão oferece 70 bolsas para acadêmicos de todos os câmpus da Unitins
-
Cidades2 dias ago
Auxílio-alimentação dos servidores estará disponível neste sábado, 10
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência que precisarem de atendimento exclusivo podem procurar a sede da Agência de Transporte Coletivo de Palmas
-
Cidades2 dias ago
Prefeitura de Palmas instala banheiros climatizados nas estações de ônibus
-
Cidades2 dias ago
Idosos e pessoas com deficiência não precisam solicitar cartões do transporte público neste momento