Connect with us

Cidades

TRE do Tocantins da continuidade ao Projeto Agentes da Democracia e conscientiza mais de 700 estudantes do ensino fundamental

Ação aconteceu no Colégio da Polícia Militar – Unidade I

Published

on

Buscando a inclusão sociopolítica dos jovens, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) deu continuidade ao Projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro, nesta quinta-feira (18) no Colégio da Polícia Militar – Unidade I.

A ação, que é realizada por meio da Escola Judiciária Eleitoral (EJE), ocorreu nos dois turnos, durante a manhã foram 365 alunos presentes e durante a tarde 340. Sendo a primeira realização do evento para o ensino fundamental em Palmas.

A subcomandante do Colégio Militar Capitã Hilma explicou a importância do projeto ainda no fundamental: “Esse projeto vem ao encontro do que a gente prega aqui, o Colégio Militar não quer educar só em sala de aula, a gente quer ensinar para a vida, a gente também quer contribuir para a formação do caráter, não adianta a gente esperar para a adolescência que é um momento que o jovem passa por tantas transformações, sendo que nos primeiros anos do ensino fundamental, até da educação infantil, são momentos em que eles mais aprendem e mais querem participar”, afirma.

Os alunos tiveram uma conversa interativa com o servidor da Seção de Desenvolvimento, Organização e Capacitação do TRE-TO Dourival Alves dos Reis Filho, quando puderam esclarecer as dúvidas, sobre a segurança das urnas, por exemplo.

Além disso, eles participaram do jogo Eleitor do Futuro em Ação, o estudante João Antônio Lagares de 12 anos está no oitavo ano e foi um dos escolhidos para representar seu time durante a atividade, explicou que gostou do momento e que aprendeu muito: “Achei a dinâmica muito interessante, gostei por ter ganhado, mas é uma coisa que vai nos ensinar a votar no futuro sim, porque ela nos mostrou várias regras da legislação, nos ensinou e agora a gente pode divulgar e informar muitas outras pessoas”, afirmou.

Ao final do evento os alunos passaram por uma simulação de votação do segundo turno, e também responderam uma pesquisa na urna eletrônica. As zerésimas que foram impressas para demonstração das cinco urnas presentes, foram colocadas nos murais do Colégio para ficar a disposição dos alunos que tiverem interesse.

O coordenador do Colégio da Polícia Militar Tenente Alves ajudou na organização dos alunos durante o evento e afirmou que o projeto vem ao encontro das intenções da instituição de ensino. “Tudo que vem esclarecer nossos alunos sobre sua importância nesse processo político é fundamental para que eles venham a ter conhecimento e não vivam aleatórios à política, hoje em dia o jovem tem muito esse mundo virtual, e a gente tenta aqui no Colégio mostrar tudo de importante desde cedo, para que tenham conhecimento e tenham voz ativa nas suas decisões”, ressaltou.

Histórico

Desde que foi lançado, em março de 2017, o projeto já percorreu todas as zonas eleitorais do Estado, atendendo mais de 73 Escolas Estaduais, conscientizando, capacitando, mobilizando e incluindo social e politicamente os jovens matriculados no ensino médio e fundamental da rede pública de ensino.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas