Cidades
Prefeitura de Gurupi realiza reunião para dar continuidade à elaboração do PPA
A Prefeitura de Gurupi, por iniciativa da Secretaria de Planejamento e Finanças, e parceria da Secretaria Estadual de Planejamento e Orçamento, dando continuidade à elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2022/2025, realizou, nesta terça-feira, 6, reunião virtual para discutir mais uma etapa do planejamento.
“Continuamos trabalhando! Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a gestão continua trabalhando. Hoje realizamos a 6ª reunião estratégica do PPA, que deve ser encaminhado à Câmara até o limite do dia 31/08/2021. Estamos fazendo os planejamentos e vamos decidir qual modelo adotar para realizar as consultas públicas sobre o PPA. Que poderá ser pública/virtual ou mista. Tudo vai depender do momento da pandemia”, disse o secretário municipal de Planejamento e Finanças, Lucas Lemes.
Coordenado pelo economista e gerente de Desenvolvimento Regional, Raimundo Nonato Casé de Brito, que trouxe um roteiro para a elaboração do PPA, o encontro virtual tratou de definir a Visão de Futuro, Valores, Eixos Estratégicos, Diretrizes Estratégicas e o Cenário (os fatores internos e externos) necessários.
Na análise feita sobre o cenário gurupiense foram listadas oportunidades e ameaças para a gestão, e definidos os níveis de urgência, importância e tendência de cada uma. Dentre as oportunidades elencadas estão as Parcerias Institucionais (públicas/privadas); Desenvolvimento Tecnológico e Inovação; finalização do Hospital Geral de Gurupi; Cidade Centro de Desenvolvimento Regional – MEC/CGEE; e Ampliação das Agroindústrias.
Dentre as ameaças, que podem afetar a gestão, estão a Pandemia da Covid-19; a redução e/ou fim do auxílio emergencial; a queda da Arrecadação Federal, Estadual e Municipal; entre outros.
O secretário de Finanças falou da importância da realização desta etapa do planejamento. “Todo o processo tem sua importância! São etapas interconexas. Para que possamos avançar é fundamental entender aquilo que temos de bom para podermos propor melhorias e, também, aquilo que temos de deficiência, para atacarmos e buscar soluções”, completou Lucas Lemes.
O economista e gerente de Desenvolvimento Regional, Raimundo Nonato Casé de Brito, também ressaltou a relevância desse processo. “A importância dessa fase de elaboração do Plano Plurianual 2022-2025, a base estratégica, ainda mais sendo essa uma construção coletiva, é que estamos definindo os pilares que sustentarão e as diretrizes que nortearão a administração pública municipal para os próximos 4 anos. Ao definirmos, estamos proporcionando a consistência necessária para a elaboração dos Programas que comporão o PPA, destacando não apenas o que se gostaria de fazer, mas também o que se pode fazer. A coesão e coerência da proposta permitirá a prefeitura municipal decisões mais assertivas, com soluções viáveis, evitando ineficiências e desperdícios de recursos do poder público local, ao mesmo tempo, que sinalizará para a sociedade gurupiense os benefícios que estão programados”, pontuou.
Também participaram da reunião a prefeita de Gurupi, Josi Nunes; o superintendente de Planejamento Governamental, Romildo Leite; a secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação, Lady Sakay; a secretária de Educação, Amanda Costa; a Coordenadora do Programa Inova Gurupi e do CDR Sul do Tocantins, Adriana Terra; e outros colaboradores do município, que estão contribuindo nesta construção.