Geral
Educação abre período de inscrições para o programa TO no Enem 2020
Estudantes da 2ª e 3ª série do ensino médio da rede estadual já podem se inscrever
Estão abertas as inscrições para o programa #TOnoEnem 2020. Lançada nessa segunda-feira, 11, a campanha deste ano: TO de casa No ENEM, visa atender os 36.673 estudantes matriculados na 2ª e na 3ª série do ensino médio, na rede estadual de ensino.
A iniciativa do Governo do Tocantins, desenvolvida por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), passou por reformulações em decorrência das medidas de distanciamento social, visando diminuir o contágio pelo novo Coronavírus. São parceiros do programa a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e a Assembleia Legislativa.
A campanha TO de casa No ENEM disponibilizará, aos estudantes, diversas alternativas para auxiliá-los na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Serão ofertadas videoaulas, material didático digital e impresso, simulados, plantão tira-dúvidas, pílulas do Enem, lives, além de outras estratégias e metodologias de aprendizagem que levem em conta os conteúdo abordados no exame nacional.
Inscrições
As inscrições podem feitas até o dia 15 de maio. Para se inscrever, os estudantes deverão acessar o site da Seduc, selecionar o link correspondente à sua regional de ensino e preencher a ficha informando as condições de realização das atividades que estão sendo desenvolvidas: digital ou impressa.
Aqueles que não possuem acesso à internet podem se inscrever pelo telefone 0800-635050, ou na escola, com agendamento prévio para evitar aglomeração.
O formulário de inscrição visa obter um diagnóstico que possibilitará a organização e o planejamento da equipe, o monitoramento dos estudantes inscritos e a definição do formato de entrega das atividades do Programa.
Formas de acesso
Para os estudantes que possuem acesso à internet, o material para acompanhamento será disponibilizado no site da Seduc e no canal do Youtube TOnoEnem.
Aqueles que têm computador, mas não têm acesso à internet, irão retirar o material impresso e as videoaulas em pendrive disponibilizado pela escola onde está matriculado. É necessário realizar o agendamento prévio para evitar aglomeração.
Já os estudantes que residem na área rural, indígena ou quilombola, receberão o material em casa, por meio do transporte escolar.
Ferramentas de estudos
O início das aulas está previsto para o dia 18 de maio. As videoaulas poderão ser acessadas pelo Youtube e serão transmitidas também pela TV Assembleia.
A Seduc disponibilizará, semanalmente, materiais de apoio digitais e impressos. As apostilas serão organizadas por área do conhecimento, abordando os conteúdos exigidos pelo Enem.
O plantão tira-dúvidas será realizado em lives na plataforma on-line ou na escola no dia da retirada do material impresso. Outra ferramenta de interação entre a escola e os alunos será a dos grupos de WhatsApp, criados pelas próprias unidades de ensino.
Além disso, o programa ainda vai oferecer as Pílulas do Enem, uma série de dicas e informativos sobre o exame nacional, que serão veiculadas nas rádios 96 FM, UFT FM e TV Assembleia.
Os estudantes participarão ainda do Webinar Construindo Minha História, um momento de interação semanal via Youtube.
Enenômetro
Para acompanhar o número de estudantes da rede estadual do Tocantins inscritos no Enem, a Seduc contará com Enenômetro. A ferramenta será atualizada diariamente pelas escolas estaduais.