Geral
Adapec mantém inspeção e fiscalização nos frigoríficos para garantir segurança alimentar aos consumidores
Serviço de Inspeção Estadual mantém equipes de inspetores de defesa agropecuária (médicos veterinários) rotineiramente nos frigoríficos do Estado
Com o objetivo de garantir a segurança e a qualidade da carne, produtos e subprodutos produzidos nos seis frigoríficos cadastrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE), no Tocantins, o Governo do Estado, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), está mantendo rotineiramente a inspeção e a fiscalização desses estabelecimentos. Juntos em 2019, comercializaram mais de 24 mil toneladas de produtos.
O serviço de inspeção nesses frigoríficos obedece aos mesmos critérios daqueles com registros no Serviço de Inspeção Federal (SIF). “Na indústria, verificamos a saúde do animal antes mesmo do abate e acompanhamos todo o processo para que seja humanizado e seguro, não correndo riscos de contaminação da carcaça”, destaca o gerente de Inspeção Animal da Agência, Antônio José de Sousa Caminha, acrescentando ainda que os profissionais estão trabalhando seguindo as medidas de prevenção à Covid-19.
O gerente explica que as carcaças e as vísceras são inspecionadas para tentar identificar possíveis sinais de enfermidades e, só após um rígido controle, é que a carne é liberada para ser acondicionada com resfriamento necessário e transportadas em veículos refrigerados para chegar até o consumidor.
“O serviço de inspeção e fiscalização realizado pela Adapec assegura aos nossos consumidores obter carne de qualidade e com segurança alimentar”, pontua o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
Dados
Os frigoríficos cadastrados no SIE produziram em 2019 mais de 24,2 mil toneladas de carnes, com abate de 83.546 cabeças de animais, o que resultou em uma movimentação financeira acima de R$ 275 milhões.