Connect with us

Cidades

Mais uma ação do projeto Letramento Científico é realizada em Gurupi

Os experimentos científicos foram realizados no laboratório vocacional da Incubadora de Empresas HABITE da Universidade Federal do Tocantins, com o professor Dr. Luiz da Silveira Neto

Published

on

O Projeto Letramento Científico do Programa Inova Gurupi realizou hoje, 18, mais uma ação com as crianças do primeiro ano da Escola Municipal Antônio Lino de Sousa. Os experimentos científicos foram realizados no laboratório vocacional da Incubadora de Empresas HABITE da Universidade Federal do Tocantins, com o professor Dr. Luiz da Silveira Neto.

“Foi muito gratificante receber os alunos em nosso laboratório. Muitas dessas crianças encontram-se em situação de vulnerabilidade socioeconômica, e por meio do projeto Letramento Científico “Isabel Auler” esperamos que elas cresçam e se desenvolvam em um ambiente propício para a ciência, inovação e o empreendedorismo”, ressalta o professor Luiz.

Na atividade as crianças aprenderam a identificar uma substância ácida, neutra e básica com materiais simples do seu cotidiano. A exemplo, eles utilizaram suco de repolho roxo, vinagre, água e bicarbonato de sódio.

Para a coordenadora do programa Inova Gurupi, Adriana Terra, o objetivo de ações como essa é formar o pensamento científico começando desde o ensino básico. “Precisamos estimular as nossas crianças, a pensar soluções para os problemas do meio em que elas vivem, para que elas cresçam com essa perspectiva, e no futuro possam se tornar grandes cientistas e formuladores de ideias inovadoras”, explica.

“Eu acho muito importante este projeto porque as crianças estão aprendendo coisas diferentes das que elas aprendem na escola. Elas podem visitar a UFT e conhecer laboratórios, assim como as outras instituições que participam. Ver o meu filho tendo essa oportunidade é muito gratificante, isso está incentivando ele a buscar conhecimento”, disse a dona Lina Bequiman, mãe de um dos alunos do projeto.

“Esse trabalho é uma forma de despertar na criança o interesse pela pesquisa, eu vejo como um momento de aprendizado e de motivação”, declara a professora Denise Alves, que acompanhou os alunos.

O projeto letramento cientifico iniciou suas atividades em junho deste ano, e tem como escola piloto para o desenvolvimento e aprimoramento da metodologia de ensino a Escola Municipal Antônio Lino de Sousa. As duas turmas de alunos do 1º ano do ensino fundamental estão sendo beneficiadas com o projeto. A ação terá duração de um ano, e posteriormente será ampliada para mais turmas.

Educação Empreendedora

O projeto Educação Empreendedora, que faz parte do Programa Inova Gurupi, também desenvolveu ações na manhã de hoje, 18.

A coordenadora do Inova Gurupi, Adriana Terra realizou palestra sobre o programa; uma equipe do Sebrae apresentou a Competição de Pitch que ocorrerá na IV Sicteg; e a engenheira florestal, Thatyanna Santiago, apresentou o Case Fator Florestal aos alunos dos cursos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e de Química Ambiental.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas