Estado
Primeira feira de touros e cavalos tem resultado positivo e marca registro no calendário do Estado
O resultado da primeira Feira de Exposição de Touros e Cavalos de Alto Padrão e Geneticamente Melhorados (Pecshow 2019), realizada de 25 a 27 de outubro, superou as expectativas nas comercializações e na participação de expositores, sendo inserida no calendário de evento agropecuário do Tocantins. A expectativa é que a feira seja realizada todos os anos, na segunda quinzena de outubro.
A Pecshow ocorreu no Centro Agrotecnológico de Palmas, saída para Porto Nacional, e é uma uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e parceiros
Para o médico veterinário da Diretoria de Política para Agronegócio e Pecuária da Seagro, Thyago Tulio, o evento proporcionou a difusão de conhecimento e de novas tecnologias ao homem do campo. “A Secretaria da Agricultura encerrou a Pecshow 2019 com boas expectativas para realizar as próximas feiras que virão, pois acreditamos neste segmento agropecuário na intenção de difundir as tecnologias genéticas na pecuária de corte, leite e equinos”.
O médico veterinário disse ainda que a comercialização bovina alcançou 30% de vendas, sendo elas diretas (realizadas diretamente no evento) e indiretas (realizadas pós-evento). Quanto aos cavalos a percentagem de vendas alcançou 17%, o que demonstrou uma nova alternativa de comercialização para os expositores de equinos.
Segundo o gerente da Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), Luiz Fernando Salim, é um evento que, inicialmente, já marcou para os pecuaristas, e já está inserido no calendário agropecuário do Estado. “Tenho certeza que vai emplacar, pois o Tocantins é genuinamente voltado ao setor agropecuário e, esse espaço será ideal para apresentarmos aos pecuaristas o potencial genético do rebanho bovino e equino que o Estado oferece”, ressaltou.
Feira
A Pecshow expôs animais de alto potencial genético e com grande valor comercial, sendo eles das espécies equina e bovina. Ao todo foram ofertados 99 animais bovinos, entre eles Senepol, Tabapuã e Nelore; e 12 equinos da raça Mangalarga Marchador.
Pecuaristas
O pecuarista Glauber Kliemann, um dos expositores da feira, falou sobre a sua participação na primeira Pecshow voltada, exclusivamente, para vendas de touros e cavalos de alto padrão. “A abertura de mais esta vitrine é importante para mostrarmos nossos animais. Como foi a primeira feira, superou a expectativa de negociações e apresentação dos animais aos produtores que primam por animais altamente reprodutivos”, pontuou.
Para o criador de cavalo Manga Larga Marchador, Marcelo Honorato, do município de Barrolândia, a feira mostrou que promete crescer nos próximos anos. “Tudo tem seu começo e, tivemos a oportunidade de mostrar nossos produtos, conseguimos muitos contatos com produtores, o que posteriormente poderá gerar bons negócios, em 2020 esperamos que seja ainda melhor,” enfatizou.
Parceria
A feira é uma realização do governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura e os parceiros Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Serviço de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Ferpam, New Holland, Polli, Astre, Syngenta, OuroFino, Tortuga, SIM, ACCMMTO e PRÓ-Genética.