Cidades
Laurez sanciona Leis que instituem a Capelania Voluntária e os dias do Pastor e do Capelão em Gurupi
Na tarde desta terça-feira (17), o Gurupi Laurez Moreira sancionou em seu gabinete três Leis que não inserem calendário oficial no município de dias e dias como Pastor e Capela Evangélica Civil e Militar. Também foi instituído pelo Capelania Evangélica Voluntária em Gurupi. Pastores, capelães e convidados podem assinar a assinatura.
A Lei Nº 2.452 institui o dia do pastor durante o segundo domingo do mês de junho. A Lei Nº 2.448, instituído pelo dia-a-dia evangélico civil e militar, usado no dia 21 de junho. “É motivo de muita alegria a nossa categoria de pastores ser reconhecida na nossa cidade e ter um dia certo para comemorar isso. O reconhecimento do poder público é muito importante, temos certeza de que estamos no caminho certo e que Gurupi será muito abençoado ”, disse o pastor Cesar Assunção, presidente da Aliança dos Ministérios Evangélicos de Gurupi (AMEG).
Já a Lei Nº 2.447 institui a Capelania Evangélica Voluntária em Gurupi. Será um serviço de assistência religiosa com o objetivo de contribuir para o bem-estar religioso e espiritual, com atuação em áreas da guarda municipal, prisional, infantil, fúnebre, hospitalar, social, estudantil, esportiva, meio ambiente e pós-desastre ecológico. Os capelães integrantes não serão remunerados, servirão à coletividade, como prestação de serviços de utilidade pública.
A coordenação do serviço voluntário será feita por um capitão titular formado em curso específico de capelania, credenciado pela unidade de capelania voluntária da União Internacional de Pastores e Capelães Voluntários (UNIPAS).
Segundo diretor regional da UNIPAS-TO, o pastor Gilberto Correia, Gurupi é a primeira cidade do Tocantins a instituir a Capelania Voluntária e o dia da Capelão. “Essa homenagem também é importante porque Gurupi se torna a primeira cidade do Estado há um dia específico na comemoração ao capelão e a primeira no serviço de capelania voluntária, que é um trabalho muito importante que irá contribuir com a assistência religiosa na população gurupiense , em qualquer situação ”, relatou Gilberto.
“Fico muito feliz em aprovar essas Leis e prestigiar esse trabalho fundamental dos pastores e capelães em Gurupi. São homens e mulheres vocacionados que deixam os seus compradores para se dedicar ao interesse e bem estar no próximo. Todo o ser humano requer um amparo religioso e Gurupi na classe religiosa não tem medido esforços para atender a essa demanda na nossa cidade ”, frisou o Prefeito Laurez Moreira.
Estiveram presentes na solenidade dos verificadores Ivanilson Marinho e Jair Souza, ambos do segmento evangélico.