Cidades
Nova sede do Conselho Tutelar é inaugurada em Porto Nacional
O Conselho Tutelar de Porto Nacional está de novo endereço, na Rua Frei José Maria Audrin, s/nº, no centro da cidade. A nova sede, inaugurada na última quarta-feira, 10, pelo prefeito Joaquim Maia, vem para proporcionar a estrutura necessária ao desenvolvimento do trabalho dos conselheiros, bem como, um excelente atendimento ao público. O Conselho é vinculado à Secretaria Municipal da Assistência Social (SEMAS) e é responsável por atender casos de crianças e adolescentes em situação de risco, frente a violências e maus tratos. Há anos, a instituição pedia um local próprio e com privacidade, para ofertar a qualidade que sua atuação demanda.
Prestigiaram a entrega do novo local, a articuladora municipal do Selo UNICEF e primeira-dama Aline Maia; a secretária municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura; a promotora de Justiça e titular da 4ª Promotoria de Justiça de Porto Nacional, Márcia Mirele Stefanello Valente; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alan Gomes; o presidente do Conselho Tutelar, Flávio Pereira, além de conselheiros tutelares, secretários municipais, vereadores e a comunidade em geral.
Em sua fala, o prefeito Joaquim Maia reforçou o apoio ao órgão, enfatizando a seriedade das ações feitas pelos conselheiros. O gestor desejou sucesso e agradeceu o trabalho realizado em prol do presente e do futuro de crianças e adolescentes da cidade portuense.
“O mais importante é que não é uma entrega sendo feita só em nível de estrutura física, mas com toda a parte de legislação sendo revisada e reformulada, permitindo que o papel do Conselho Tutelar, dentro da nossa comunidade seja mais fortalecido, proporcionando aos profissionais, condições de trabalho dentro da legalidade, atendendo, assim, todos os aspectos que envolvem a proteção de crianças e adolescentes”, explicou o Prefeito.
Para o presidente do CMDCA, Alan Gomes, as novas instalações do Conselho em Porto Nacional e a criação de mais uma unidade, no Distrito de Luzimangues, vai proporcionar uma prestação de serviço de qualidade, atendendo toda a legislação da criança e do adolescente, e assim otimizando o trabalho nessas áreas.
“E logo mais no Distrito de Luzimangues, até o final do segundo semestre estaremos inaugurando a sede, com carro e equipamentos, com a mesma qualidade e eficiência do que já é desenvolvido em Porto Nacional, ofertando à população de Luzimangues mais essa política de atendimento à criança e ao adolescente”, enfatizou o presidente do CMDCA.
Já a secretária municipal da Assistência Social, Verônica Fontoura e a promotora de Justiça de Porto Nacional, Márcia Stefanello, salientaram sobre a importância e a alegria do órgão, em ganhar uma sede adequada para atender melhor toda a população.
“Nosso sentimento aqui hoje é de muita gratidão. Agradecemos ao prefeito Joaquim Maia por nos oportunizar essa entrega tão digna aos servidores do Conselho Tutelar de Porto Nacional. Os conselheiros merecem. São profissionais do município, que tem lutado pelos direitos das crianças e dos adolescentes”, emocionada, comentou Verônica Fontoura.
“Muito feliz com essa mudança. Hoje nós temos uma sede ampla, equipada, em condições de atender efetivamente a criança e o adolescente em situação de risco, e vulnerabilidade, que é o público-alvo do Conselho Tutelar”, disse a promotora de Justiça Márcia Mirele Stefanello.