Agronegócio
Governador Mauro Carlesse destaca a importância da pesquisa para o desenvolvimento do agronegócio
Unitins desenvolve nova variedade de arroz genuinamente tocantinense
A importância da pesquisa agropecuária para o desenvolvimento do setor no Estado, carro-chefe da economia tocantinense, foi um dos assuntos destacados pelo governador Mauro Carlesse em entrevista a jornalistas na 19ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2019). O governador disse que seu governo tem envidado esforços para garantir que o Estado tenha condições atrativas para novos negócios, e citou exemplos como crédito fundiário, incentivos fiscais e, sobretudo, o fomento à pesquisa.
Para o governador, a Unitins tem uma missão muito especial nesse campo. “Ela é a mais importante quando se fala em desenvolvimento de pesquisa agropecuária para o Tocantins e ficamos muito orgulhosos. A Unitins tem trabalhado muito, tem desenvolvido diversas pesquisas que comprovam a sua vocação estratégica para o desenvolvimento regional, tem até um produto novo, uma nova variedade de arroz genuinamente tocantinense”, declarou, em sua fala, ao defender a necessidade do desenvolvimento de novas tecnologias para o setor agro.
“Nós precisamos de crédito fundiário, precisamos de regularização fundiária, nós precisamos também da pesquisa, pois sem pesquisa não vamos a lugar algum. Esse é um fator de predisposição para o desenvolvimento e a Unitins é a nossa prata da casa”, reforçou o secretário da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, César Halum, garantido que trabalhará na Seagro valorizando a pesquisa.
O reitor da Unitins, professor Augusto Rezende, que acompanhou o governador na abertura da Feira, avalia que a Agrotins irá superar as expectativas. Espera-se um volume de negócios na ordem de R$ 2 bilhões, o que segundo ele, demonstra a pujança do agronegócio tocantinense.
“A feira tem sua origem na pesquisa, na descoberta de novas tecnologias, na transferência de conhecimento, no uso de novos procedimentos para trabalhar o agronegócio e a Unitins, como instituição que tem curso de Engenharia Agronômica, que um rol de 30 professores doutores que trabalham com pesquisa, não poderia ficar de fora deste ambiente”, ressaltou o reitor, reconhecendo o apoio incondicional do governo do Estado no fomento à pesquisa.
Augusto Rezende aproveitou a oportunidade para reforçar o convite a todos os visitantes da Agrotins para que também conheçam a vitrine da Unitins, que conta com exposições demonstrativas de algumas das pesquisas desenvolvidas na instituição por professores e alunos, além das exposições dos museus de Zoologia e Taxidermia, com animais empalhados, e de arqueologia. A Unitins também conta com uma programação de oficinas, minicursos e mesas redondas que abordam temas atuais relacionados ao agronegócio e a participação é totalmente gratuita.
A visitação à vitrine está aberta ao público das 8h às 17 horas até a próxima sexta-feira, 10.