Connect with us

Política

Três projetos para inclusão política da sociedade são instituídos pela Justiça Eleitoral no Tocantins

Três projetos para inclusão política da sociedade são instituídos pela Justiça Eleitoral no Tocantins

Published

on

 

A Justiça Eleitoral do Tocantins instituiu os programas: Inclusão Sociopolítica dos Povos Indígenas, Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro e o Inclusão Política da Mulher: + Mulher + Democracia, como ações permanentes do Regional. A formalização aconteceu com a aprovação da Resolução 444/2019, pela Corte Eleitoral, na tarde desta segunda-feira (29/4).

Os três programas serão coordenados pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros e passam a vigorar de forma permanente, tendo por meta fortalecer a visão estratégica do Regional para a Educação Política da Sociedade, para aproximar a comunidade dos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e conscientizar os cidadãos para o efetivo exercício dos seus direitos e deveres políticos.

De acordo com o presidente, a instituição dos projetos, em caráter permanente, surge a partir da necessidade de fomentar a participação do jovem eleitorado no processo político, promover a inclusão sociopolítica dos povos indígenas e a participação efetiva da mulher no debate democrático do processo eleitoral.

“As etapas iniciais do projeto de inclusão sociopolítica dos povos indígenas e agentes da democracia atingiram um público de mais de 25 mil jovens e indígenas, o que demonstra o êxito dos programas e o alinha à visão estratégica deste Tribunal, que busca ser modelo de excelência na gestão processo eleitoral e na educação política da sociedade, buscando garantir, no plano concreto, os direitos de cidadania”, explicou o presidente do Tribunal, Desembargador Marco Villas Boas.

A vice-presidente do Tribunal, desembargadora Etelvina Sampaio Felipe, parabenizou a gestão por levar os programas às demais zonas eleitorais, principalmente o de inclusão política da Mulher. “Estamos vivenciando uma questão bastante dolorosa, onde a mulher está sendo usada como laranja, no processo eleitoral. Quero parabenizar vossa excelência pela condução desses projetos, por levá-los às demais zonas eleitorais”, elogiou.

Os programas vão abranger ações de conscientização, capacitação, mobilização, formação, despertar da consciência cívica e inclusão sociopolítica dos povos indígenas, jovens, mulheres, alunos especiais e idosos do Estado do Tocantins.

As atividades dos programas serão desenvolvidas no decorrer deste ano e serão elaboradas de forma lúdica e dinâmica para envolver o público alvo dos 3 programas.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas