Connect with us

Estado

Saúde realiza treinamento para profissionais que atuam nas vigilâncias epidemiológicas no Estado

Primeira turma finalizou os trabalhos nesta semana; objetivo do curso é traçar planos de trabalho e políticas públicas de prevenção e controle de doenças no Tocantins

Published

on

Os trabalhos de conclusão do curso servirão para traçar planos de trabalho e políticas públicas de prevenção e controle de doenças no Estado

A primeira turma do Programa de Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do SUS, nível EpiSUS-Fundamental, apresentou os trabalhos de conclusão do curso nos dias  23 e 24, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral. O curso foi coordenado pela Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde com colaboração da Superintendência de Vigilância, Promoção e Proteção a Saúde e capacitou 22 técnicos que atuam nas vigilâncias epidemiológicas estaduais e municipais.

Os trabalhos de conclusão do curso servirão para traçar planos de trabalho e políticas públicas de prevenção e controle de doenças no Estado

A superintendente de Vigilância em Saúde, Perciliana Bezerra, participou da apresentação dos trabalhos de conclusão de curso e destacou o esforço de toda a equipe envolvida no desenvolvimento das modalidades e o empenho dos alunos. “Eu sou só orgulho como vigilância, em ver a dedicação das equipes em fazer estudo das doenças e de casos que já aconteceram, além de mostrar em que nós falhamos e apresentar as recomendações para que o Estado e seus 139 municípios se qualifiquem e se reorganizem para melhorar o trabalho junto à população.”

A superintendente destacou ainda que após o treinamento os profissionais vão aplicar seus conhecimentos em campo.  “Essa apresentação que eles estão fazendo aqui é como se fosse à prova para que eles sejam diplomados no EpiSUS, que servirá para investigação epidemiológica, situações de surtos, epidemia ou mesmo para qualificar as ações de vigilância afim de traçar planos de trabalho e políticas publicas de prevenção e controle.”

A instrutora do EpiSUS-Fundamental, do Ministério da Saúde, Tânia Portella, explica a metodologia do curso. “Essa foi a terceira e ultima etapa do curso, que é quando os participantes devolvem aos estados e municípios o que a gente trabalhou durante esses três meses. O objetivo final é fazer uma devolutiva de analises epidemiológica de agravos ou doenças que estejam ocorrendo na sua região.”

“Fazemos essa devolutiva para a sociedade com base no que foi estudado ou analisado e recomendamos de forma bem direcionada aos gestores, população ou profissionais, de forma que a gente possa trabalhar efetivamente na melhoria daqueles pontos que foram analisados”, ressaltou Tânia.

A gerente das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANT), Simone Gondim, falou sobre sua experiência em participar do curso. “Trabalhamos durante três meses nesse projeto e tive o apoio de tutores para desenvolver meu tema que foi o Perfil Epidemiológico da Violência Sexual no Tocantins. Nossa expectativa é que os trabalhos apresentados possam contribuir nas articulações de ações para o controle e redução das epidemiologias.”

EPISUS

O EpiSUS é um treinamento oferecido pela Superintendência de Vigilância em Saúde para profissionais da área de Saúde que pretendem contribuir na resposta às emergências em saúde pública. O programa recebeu o selo internacional de qualidade pela Rede de Programas Tephinet, com decisão do Global Accrediting Body. A Tephinet é uma rede profissional composta por 69 Programas de Treinamento em Epidemiologia de Campo (FETP) atuantes em mais de cem países.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas