Connect with us

Estado

Coral emociona pacientes em tratamento de saúde em Palmas

Setores de Radiologia e de Quimioterapia de uma clínica em Palmas receberam apresentação especial do Coral Canto Nobre

Published

on

Coral circulou pelos corredores da Clínica para levar mensagens de amor, fé, paz e esperança

 

“Que a nossa mensagem de paz em forma de música conforte o coração de vocês.” O anúncio foi do maestro do Coral Canto Nobre, Anderson Cleyton, antes de iniciar uma apresentação cultural com o grupo na manhã desta terça-feira, 16. Na ocasião, o coral formado por servidores da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) circulou pelos corredores da Clínica Irradiar, em Palmas, para levar mensagens de amor, fé, paz e esperança em forma de música.

E foi isso que pacientes puderam conferir com a apresentação, que já foi aberta com uma forte mensagem de esperança. “Em oração, peça saúde e paciência, pois sei que é disso que vai precisar. O dia é longo e a jornada começa, mas quem tem fé não tem pressa, o segredo é cantar…”. A canção é de um movimento fraternal espírita, de autor desconhecido, com adaptação na letra feita pelo maestro Anderson Cleyton.

Boa parte do repertório recebe alteração na letra para se adaptar a mensagem que o grupo pretende levar aos pacientes. “Isso é a proposta da musicoterapia que vamos fazer nas apresentações em hospitais, com as letras direcionadas aos pacientes, como uma dose de um medicamento para deixar o dia de quem nos ouvir mais suave e reflexivo. As músicas, em sua maioria, têm uma melodia linda, mas a mensagem fala de romance. Com a desconstrução, demos outro sentido às canções”, ressaltou. As demais canções entoadas seguiram o mesmo padrão de mensagem, como Aleluia (Gabriela Rocha), Renova-Me (Denise Cerqueira), A Paz (Roupa Nova), Fácil (Jota Quest) e Ai que Saudade D’Ocê (Zeca Baleiro).

Emoção

A apresentação cultural do Canto Nobre proporcionou momentos emocionantes para os pacientes dos setores de Radioterapia e Quimioterapia. Enfermeira do setor de Radiologia, Pricila Fernanda Hendges disse que além de auxiliar na recuperação dos pacientes, a música foi importante para trazer um momento de paz e esperança, além de uma troca de sentimentos e para demonstrar o carinho que a equipe tem com as pessoas que precisam dos serviços da unidade de saúde. “Foi uma apresentação emocionante, que este momento de véspera de Páscoa possa renovar em nós a esperança de dias melhores”, declarou.

Alguns, inclusive, não conseguiram conter as lágrimas com a apresentação do coral. “Dado a nossa situação de saúde enquanto pacientes, a gente vive em um estado de espírito muito fragilizado, mas as vozes e a música que vocês nos trouxeram nos emprestam um poder muito grande para a nossa reabilitação. Estou encantado e emocionado, que vocês possam continuar irradiando tanta emoção para quem precisa porque, como dizem, ‘quem canta seus males espanta’. E os nossos males foram espantados depois dessa apresentação, muito obrigado”, expressou o aposentado Manoel Bastos, que assistiu a apresentação, enquanto aguardava sessão de Radiologia.

Canto Nobre

O Coral Canto Nobre é formado por servidores da DPE-TO e tem como objetivo desenvolver a melhoria da qualidade de vida e socialização através do canto coral. O repertório é voltado para a Música Popular Brasileira, com o objetivo de apresentar as canções em formato diferenciado, inserindo elementos de teatro. Para participar são apenas dois pré-requisitos: gostar de cantar e ter disciplina. Os servidores interessados em participar têm liberação das atividades administrativas nos momentos de ensaios e apresentações.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas