Connect with us

Cidades

Dia Mundial da Água será celebrado em Gurupi com semana de conscientização

Published

on

O Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março, se aproxima e para celebrá-lo a Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura de Gurupi preparou uma semana inteira de programação voltada para a discussão, conscientização e preservação dos recursos hídricos. Com o tema central “A água é uma só”, a programação inicia nesta sexta-feira, 15, com uma caminhada no Parque Mutuca II, a partir das 15h30, e segue até o próximo dia 23.

Durante a semana serão realizadas diversas ações, como palestras; exposição de materiais educativos sobre conservação, preservação e uso consciente da água; apresentação de projetos; cursos; oficinas; visita monitorada ao Sistema de Captação de água; e blitz educativas.

“A Prefeitura de Gurupi tem feito projetos no sentido de proteger as nascentes que se encontram na região, e esta semana é justamente para fortalecer essas ações de preservação e contar com o apoio da comunidade”, disse o prefeito de Gurupi, Laurez Moreira.

O Secretário de Produção, Cooperativismo e Meio Ambiente, Domingos Tavares ressaltou a importância de realizar esta semana de atividades para reforçar a importância da preservação da água, principalmente dos recursos existentes no município. “Celebrar a semana da água é uma oportunidade que temos de valorizar e discutir ações para a preservação e o uso consciente da água. O nosso município é abundante em recursos hídricos e precisamos trazer para cada um de nós a responsabilidade de cuidar desses recursos”, afirmou o secretário.

Um dos destaques da programação é a abertura oficial da Sala Verde Conviverde, um espaço interativo de informação dedicado a educação, formação e ação socioambiental aberto a comunidade. “Passamos por três etapas para a aprovação desse projeto junto ao Ministério do Meio Ambiente e o objetivo é que a participação dos diversos seguimentos da sociedade seja mais efetiva e juntos possamos colocar em prática a nossa responsabilidade ambiental”, declara a coordenadora da Sala Verde, Marilene Ramos.

“Todas essas ações visam o equilíbrio dos recursos naturais, com o intuito de melhoria da qualidade de vida da população, garantindo as mesmas possibilidades para as gerações futuras, e mais do que atender as exigências legais, temos que ter consciência de que é preciso saber cuidar do meio ambiente, é uma necessidade para que possamos garantir a diversidade dos recursos naturais”, disse a diretora municipal de Meio Ambiente, Asafe Gomes.

Diversas instituições são parceiras na organização do evento. São elas a BRK Ambiental, a Universidade UnirG, o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) Campus de Gurupi, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Santo Antônio e Santa Tereza – CBHSAST e o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS).

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas