Geral
Com a intenção de amplificar e humanizar o acesso à justiça, capacitação de servidores em Libras será realizado em Gurupi
Iniciativa busca ampliar e humanizar o atendimento aos assistidos
Com a intenção de amplificar e humanizar o acesso à justiça, a Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO), por meio do Núcleo Aplicado das Minorias e Ações (Nuamac) de Gurupi, vai promover a capacitação de servidores no Curso de Extensão Básico de Língua Brasileira de Sinais (Libras) oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) no município, localizado a 230 quilômetros de Palmas. A partir da parceria entre as instituições, inicialmente, três vagas foram disponibilizadas à Defensoria para o curso, que terá início em março.
A iniciativa para o estabelecimento da parceria partiu da Diretoria Regional de Gurupi da DPE-TO, que, apenas em 2018, realizou o atendimento a 15 pessoas surdas. De acordo com coordenadora do Nuamac de Gurupi, defensora pública Lara Gomides, o número considerável de demandas de pessoas surdas remete à necessidade de adequar os atendimentos.
“Ainda existe uma dificuldade de comunicação no momento de atendermos a este público. Por isto, ao descobrirmos a capacitação [curso de Libras], nós pleiteamos as vagas para os servidores, possibilitando que eles se coloquem no lugar da pessoa com necessidade, humanizando a assistência e nos aproximando destes assistidos”, explicou Lara Gomides.
Ação contínua
No documento enviado à UFT, o Nuamac de Gurupi manifestou a intenção de promover a capacitação de 10 servidores. Entretanto, conforme explicou a Universidade no documento, “neste momento, não há disponibilidade de oferecer as 10 vagas, mas colocamo-nos à disposição para, em sistema de parceria, desenvolvermos, posteriormente, um projeto capaz de atender, especificamente, às demandas da Defensoria. Desta forma, seus servidores estarão mais habilitados a oferecer um atendimento exclusivo destinado à inteira comunidade surda”.
De início, devido ao número limitado de vagas, passarão pela capacitação três servidores que atuam nos seguintes setores da DPE-TO em Gurupi: atendimento, Nuamac e Equipe Multidisciplinar. Segundo a defensora pública Lara Gomides, esta ação, agora, fará parte de uma ação contínua na regional.
“A nossa ideia é que, em todos os próximos editais, possamos pleitear novas vagas, capacitando cada vez mais servidores da Defensoria, possibilitando a oferta de um atendimento mais capacitado. Assim, vamos oportunizar a um público muito específico o acesso à justiça de maneira completa, dando mais dignidade a estes assistidos que nos procuram”, ressaltou a coordenadora do Nuamac de Gurupi.