Cidades
Laurez participa de inauguração de laboratório vocacional e (UAP)
…
A inauguração do Laboratório vocacional para análise de alimentos de origem vegetal e da Unidade de Apoio a Pesquisa em produtos naturais (UAP) fez parte da programação do aniversário de 34 anos da UnirG Universidade de Gurupi. A solenidade ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) e contou com a presença do Prefeito de Gurupi Laurez Moreira.
Os laboratórios ficam localizados no Ambulatório de saúde comunitária da UnirG e são resultados de captação de recursos da gestão municipal junto ao Ministério da Agricultura e da instituição de ensino junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia. O laboratório de análise de alimentos de origem vegetal servirá para melhoria da qualidade dos produtos e a certificação para os alimentos, aumentando assim a capacidade produtiva da região. E a Unidade para pesquisa em produtos naturais tem foco no desenvolvimento de bioprodutos a partir de plantas medicinais nativas do cerrado e outros derivados vegetais.
O Prefeito Laurez Moreira na ocasião destacou a importância dos laboratórios para o avanço de Gurupi e região, pois compreende que só com conhecimento e pesquisa é que um município se desenvolve. “Todos ganham com isso, a universidade, os pequenos produtores da agricultura familiar e os grandes empresários da área alimentícia, pois terão uma melhoria na qualidade de seus produtos, aumento na produtividade e gerarão mais empregos, melhorando a qualidade de vida da população local e regional”, frisou.
A professora Me. Adriana Terra, coordenadora do programa Inova Gurupi lembrou que esse laboratório vocacional foi fruto de uma portaria exclusiva do ministério da agricultura. “O que queremos para Gurupi não existe no Brasil, ou seja, uma rede de laboratórios. Os técnicos do ministério perceberam que era uma estratégia importante para o Brasil e então criaram uma portaria exclusiva para aprovar a nossa ideia, que foi articulada pelo prefeito Laurez junto com a então ministra da agricultura Katia Abreu e conseguimos captar esse recurso para as três instituições de ensino superior de Gurupi terem seus laboratórios vocacionais”, contou.
A gestora da UAP professora Dr.ª Nelita Bessa disse que o espaço será compartilhado entre cursos da saúde e demais áreas, que poderão interagir, devido a característica interdisciplinar da temática plantas medicinais. “A UAP tem o objetivo de elaborar bioprodutos priorizando a flora nativa do cerrado, portanto temos uma diversidade de plantas e a gente busca essa identidade, sermos fortes em produtos naturais que podem vir agregar tanto a questão econômica quanto a popularização do uso seguro e eficaz dentro da política nacional de plantas medicinais”, explicou.
O presidente da fundação UnirG Thiago Benfica relatou que a inauguração dessas obras só é possível em decorrência de esforços de toda uma equipe. “O trabalho em conjunto e com zelo proporcionou que a instituição apresentasse estes espaços hoje para a comunidade acadêmica e geral. São dois laboratórios que terão papel muito importante para Gurupi e região. É uma obra que foi feita com bastante esmero e isso mostra o salto de qualidade que a instituição alcançou na gestão do prefeito Laurez Moreira”, disse.
A reitora da UnirG Universidade de Gurupi, Sara Falcão, também agradeceu os esforços de todos os responsáveis e ressaltou a contribuição da instituição para o município. “A unirG tem contribuído para o crescimento de Gurupi e região e esses laboratórios ajudarão ainda mais no crescimento tanto da instituição, quanto no avanço da qualidade de vida da população, agradeço a todos que se empenharam para chegarmos a esse resultado”, afirmou.