Política
Gestores da Saúde vão a Brasília para discutir programas e ações para o Tocantins
Secretário da Saúde se reuniu com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e sua equipe para interceder para a liberação da máquina de radioterapia instalada em Araguaína
O secretário de Estado da Saúde Renato Jayme, participa nesta quarta-feira, 13, da 1ª Assembleia do Conselho Nacional de Secretários da Saúde (CONNAS) de 2019, em Brasília. Na ocasião serão apresentados projetos do Programa de Apoio às Secretarias Estaduais de Saúde e de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS- PROADI SUS.
Ainda na pauta desta quarta-feira está o abastecimento dos medicamentos de compra centralizada pelo Ministério da Saúde e a orientação quanto ao quantitativo de contas correntes nos Fundos Estadual de Saúde (FES) e formar de utilização adequada dos recursos ainda disponíveis nestas contas correntes.
Renato também se reuniu com o Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta e sua equipe para interceder junto à Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) para a liberação da máquina de radioterapia instalada em Araguaína onde reforçou a necessidade do inícios dos serviços na cidade. “As ações de competência da gestão estadual foram concluídas como a aquisição do acelerador linear e simulador de radioterapia, ampliação e adequação do bunker, instalação e comissionamento do equipamento, treinamento dos profissionais e construção do Plano de Radioproteção, aguardamos agora só a liberação do equipamento para iniciar os atendimentos e estamos aqui para pedir agilidade neste processo”, relatou.
Especialização em Saúde Pública
A Diretora da Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde Dr. Gismar (ETSUS-TO), Fabiola Sandini Braga também está em Brasília participando de uma reunião promovida pela Rede Brasileira de Escolas de Saúde Pública (RedEscola). O objetivo é definir estratégias para a oferta de nova turma de Especialização em Saúde Pública, que trás como novidade, uma abordagem Interprofissional.
Para a diretora da ETSUS, esse é um espaço privilegiado de construção coletiva para o fortalecimento do SUS. “O Tocantins já ofertou duas turmas, foram formados 87 novos sanitaristas capazes de dialogar com diferentes atores da saúde no território em que atuam e de intervir com efetividade e eficiência”, ressaltou Fabiola.
O curso irá formar Sanitaristas afinados ao atual contexto do SUS, conformado por cenários cada vez mais complexo e desafiadores. Além de fomentar o contexto de trabalho como espaço de ensino e aprendizagem de forma permanente. Fabíola disse ainda que o edital em breve será lançado com vagas para docentes, facilitadores, tutores e discentes.