Brasil
Vacinação contra brucelose no segundo semestre de 2018 atinge 95,51% das bovídeas
Foram vacinadas, no Tocantins, um total de 296.343 bezerras entre três e oito meses de idade no período

…
Dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) sobre índice vacinal contra brucelose, no segundo semestre de 2018, foram divulgados nesta terça-feira, 30. Tais dados apontam que foram vacinadas, no Tocantins, um total de 296.343 bezerras entre três e oito meses de idade no período, atingindo 95,51% das bovídeas.
“A cada ano, estamos avançando no controle da brucelose, que é uma zoonose. Isso graças aos bons índices de cobertura vacinal que estamos atingindo com um trabalho de educação sanitária feito pela Adapec com aos produtores rurais, além do comprometimento destes também na erradicação da doença em nosso Estado”, disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.
A inspetora de defesa agropecuária da Adapec, Carolina Silveira Ozorio Ribeiro, explicou que os produtores que deixaram de vacinar as bezerras com a vacina Cepa B19 serão autuados pela Adapec com multa no valor de R$ 5,32 por fêmea não vacinada e R$ 127,69 pela não declaração. Além disso, terão a ficha cadastral bloqueada até a apresentação da declaração de vacinação da Cepa RB 51.
Para executar a vacinação, o produtor rural deve procurar um médico veterinário cadastrado na Adapec para a emissão do receituário de compra da vacina RB 51, não necessitando mais de autorização de compra, conforme Portaria Estadual n° 297/2018. Após a realização da vacinação, o produtor deve procurar a Adapec para declarar a vacinação com a RB 51 para ter sua ficha de movimentação desbloqueada. É importante relembrar que essa vacina é de micro-organismos vivos atenuados, por isso, só deve ser feita pelos profissionais devidamente cadastrados.
-
Cidades2 dias ago
Parque Estadual do Cantão recebe visita de representantes da Mercuria Energy Group
-
Cidades2 dias ago
Andar na reserva: Detran/TO explica os riscos e penalidades de transitar com a gasolina do veículo no limite
-
Brasil3 dias ago
Palmas realiza ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica Animal no dia 26 de abril
-
Cidades2 dias ago
Tocantins realiza 1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental
-
Brasil3 dias ago
Avenida comercial do Jardim Aureny III passa por revitalização na base asfáltica
-
Brasil3 dias ago
Campanha de vacinação contra gripe segue até 31 de julho em Palmas
-
Cidades2 dias ago
Economia em regiões turísticas são impulsionadas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
-
Brasil3 dias ago
Abertas inscrições para a 3ª edição do Torneio de Pesca Pantanal