Cidades
Saúde capacita profissionais para rápido diagnóstico da Doença de Chagas
Médicos e enfermeiros das unidades básicas de Araguaína recebem atualização sobre sintomas e tratamento. Identificação precoce aumenta chances de eliminar enfermidade

…
Os médicos e enfermeiros que trabalham nas unidades básicas de saúde (UBS) de Araguaína estão recebendo uma atualização sobre a Doença de Chagas. Até às 18 horas desta quarta-feira, 86 profissionais terão participado das orientações sobre sinais, sintomas, prevenção e higiene. O objetivo é preparar as UBS para diagnóstico rápido e humanizado da enfermidade, pois a agilidade para iniciar o tratamento aumenta a chance de exterminar o agente causador.
De acordo com a médica veterinária e coordenadora do programa de combate à Doença de Chagas, Ketren Gomes, os primeiros sintomas da contaminação são bem comuns e a pessoa pode não dar a devida atenção. “Febre prolongada, dor no corpo e de cabeça, franqueza e inchaço no rosto e pernas. Pode parecer com uma gripe ou dengue e há pessoas que tomam relaxante muscular”, alerta.
Os sintomas citados acima podem aparecer, ou não, nos primeiros 60 dias, e quando o tratamento é iniciado dentro do período as chances de exterminar o protozoário invasor é grande. “Nem sempre há sinais de contaminação, mas o exame deve ser realizado também quando houver relato do consumo dos frutos das palmeiras, como açaí e bacaba. Principalmente se for da região que originou o surto atual”, afirma Ketren.
O surto
Na semana passada, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína detectou um surto de Doença de Chagas por transmissão oral. Uma bacaba contaminada com a Doença de Chagas foi trazida do Assentamento Barra Bonita, localizado do Município de Carmolândia, a 30 km de Araguaína.
Além da capacitação dos médicos e enfermeiros de Araguaína, na última sexta-feira, dia 9, 20 profissionais da UBS do Novo Horizonte receberam a atualização devido à proximidade com o foco. Os trabalhos de investigação de novos casos continuam sendo feitos pelo Município e até o momento, 86 pessoas realizaram o exame. Seis pessoas foram confirmadas e estão internadas no Hospital de Doenças Tropicais de Araguaína (HDT).
Como consumir com segurança
Para saborear a bacaba e o açaí é preciso cuidado com a higienização. Primeiro, passe o fruto pela peneira para retirar a sujeira mais grossa. Logo após, faça ao menos três lavagens em água corrente. Aqueça água até 80ºC e misture uma colher de água sanitária para cada litro de água, mergulhe o fruto na solução por 10 segundos. Retire, enxague várias vezes para retirar o cloro e resfrie para dar um choque térmico. Só então, o fruto estará pronto para o consumo.
-
Cidades2 dias ago
Parque Estadual do Cantão recebe visita de representantes da Mercuria Energy Group
-
Cidades2 dias ago
Andar na reserva: Detran/TO explica os riscos e penalidades de transitar com a gasolina do veículo no limite
-
Brasil2 dias ago
Palmas realiza ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica Animal no dia 26 de abril
-
Cidades2 dias ago
Tocantins realiza 1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental
-
Brasil2 dias ago
Avenida comercial do Jardim Aureny III passa por revitalização na base asfáltica
-
Brasil2 dias ago
Campanha de vacinação contra gripe segue até 31 de julho em Palmas
-
Cidades2 dias ago
Economia em regiões turísticas são impulsionadas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
-
Brasil2 dias ago
Abertas inscrições para a 3ª edição do Torneio de Pesca Pantanal