Polícia
Reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Araguaína recebem assistência médica
Serviços são realizados quinzenalmente para a comunidade carcerária, sendo executados pelos municípios e acompanhados pela Seciju
Para incentivar as práticas profiláticas e acompanhar a saúde de reeducandos da Casa de Prisão Provisória de Araguaína (CPPA), a equipe médica do município prestou atendimentos aos internos nesta segunda-feira, 11. Os serviços em saúde são realizados quinzenalmente para a comunidade carcerária, sendo executados pelos municípios e acompanhados pela Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju).
Os internos são atendidos pela equipe médica da Unidade Básica de Saúde Dr. Francisco Barbosa de Brito, formada por um médico clínico-geral, dois técnicos em enfermagem e uma estudante residente de medicina. O médico clínico-geral, Leonardo Fernandes Lima, explica a parceria entre a unidade e a prefeitura: “É uma busca pelo bem comum em melhorar a saúde de toda a população carcerária. Aqui, somos recebidos muito bem pela equipe de segurança prisional e conseguimos trabalhar com foco nas especificidades de cada reeducando”, afirma.
De acordo com o diretor da unidade, Raimundo Nonato Pereira Barros, são realizados cerca de 50 atendimentos mensais na unidade, incluindo assistência farmacêutica e exames especializados. “Solicitamos à Secretaria Municipal de Saúde a ampliação da assistência básica realizada nas dependências da unidade. Isso tem nos ajudado a assistir os reeducandos em suas necessidade e demandas ligadas à saúde e ao bem-estar”, comenta Raimundo.
Nos encontros quinzenais, a equipe acompanha os retornos médicos e realiza novos atendimentos. Assim, toda a comunidade carcerária pode ser contemplada e o atendimento efetuado. O reeducando S.R.S. relata satisfação com a qualidade do serviço prestado. “Fui muito bem atendido pela equipe”, destaca.