Cidades
Obras de abastecimento de água na zona rural do Estado são reiniciadas
Nesta etapa, estão sendo construídos Sistemas Coletivos de água que vão beneficiar cerca de 850 famílias no Tocantins
A Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) concluiu o primeiro quadrimestre deste ano com o reinício das obras do Programa Água para Todos. Nesta etapa, estão sendo construídos Sistemas Coletivos de Abastecimento de Água (SCAA) que constituem uma das frentes de trabalho do programa financiado pelo Ministério da Integração Nacional. As obras estão sendo executadas com o repasse de parte da segunda parcela no valor de R$ 3,7 milhões, assegurada no segundo semestre de 2018.
A primeira fase é a perfuração de poços, ao todo serão 16, que vão beneficiar cerca de 850 famílias.
Os Sistemas Coletivos de Abastecimento beneficiam comunidades rurais de diferentes regiões do Estado e são compostos por poço artesiano, sistema de bombeamento, reservatório com capacidade de 10 mil litros, clorador para tratamento de água e rede de distribuição.
A primeira fase é a perfuração de poços, ao todo serão 16, que vão beneficiar cerca de 850 famílias. O programa constitui política do Governo do Estado para promover o acesso à água em regiões que sofrem com a dificuldade de acesso à água potável. A próxima fase é o início da construção da rede de distribuição de água, instalação de bombas e reservatório.
Já foram perfurados poços nas seguintes localidades: Monte no Carmo nos Projetos de Assentamento (PA’s) Força Esperança, Santo Antônio, Córrego Fundo, Terra Velha e São Bento; em Natividade, no Jacubinha; em Peixe, no PA´s Bananal São José; em Ponte Alta do Tocantins, nos (PA´s) Santa Tereza, Santo Onofre e Progresso; em Carmolândia, no PA Barra Bonita; em Couto Magalhães, no PA Campo da Missa; em Pau d’Arco, no PA Filadelfia; em Piraquê, no PA Tucumirim e em Santa Fé do Araguaia, no PA Dalila.