Brasil
Guerra na Ucrânia é um ‘massacre sem sentido’, diz Papa Francisco
Por Redação Yahoo
21/03/2022 – Publicado às 03:03
O Papa Francisco disse neste domingo (20) que a guerra na Ucrânia é um “massacre sem sentido, onde estragos e atrocidades se repetem todos os dias”.
“Peço a todos os atores da comunidade internacional que façam um esforço real para acabar com esta guerra repugnante”, disse ele. A declaração ocorreu em seu discurso semanal de domingo.
“Esta semana, mísseis e bombas atingiram civis, idosos, crianças e mães grávidas”, acrescentou.
No sábado (19), o pontífice visitou 19 crianças ucranianas refugiadas no Hospital Infantil Bambino Gesù, em Roma, na tarde do sábado.
Os pacientes fugiram do país logo após o início da invasão da Rússia, estão recebendo tratamento para doenças oncológicas e neurológicas, além de ferimentos graves por explosões.
“Fiquemos perto deste povo agredido, abracemos com afeto e com compromisso concreto e oração, e por favor, não nos acostumemos com a guerra e a violência”, falou.
Escola de arte bombardeada
Forças militares da Rússia bombardearam hoje uma escola de arte na cidade portuária ucraniana sitiada de Mariupol, onde 400 pessoas estavam abrigadas, disse o Conselho Municipal em um comunicado no aplicativo de mensagens Telegram.
Segundo autoridades ucranianas, o prédio foi destruído, e ainda não há informações sobre o número de vítimas. Há pessoas sob os escombros.
Civis mortos
O escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Direitos Humanos (ACNUDH) divulgou no sábado que pelo menos 847 civis, incluindo 64 crianças, foram mortos na Ucrânia desde o começo da invasão russa, no dia 24 de fevereiro.
Segundo o órgão da Organização das Nações Unidas (ONU), a maior parte das baixas civis foi causada por armas explosivas, como bombardeios de artilharia pesada e sistemas de foguetes de lançamento múltiplo, assim como mísseis e ataques aéreos.
*Com informações da Reuters e da CNN Internacional