Connect with us

Estado

Estradas vicinais estão sendo recuperadas de norte a sul do Tocantins com máquinas pesadas entregues pelo governador Carlesse

Prefeitos relatam benefícios para produtores da zona rural

Published

on

Centenas de quilômetros de estradas vicinais estão recebendo serviços de manutenção por meio das máquinas pesadas entregues pelo governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, aos prefeitos dos 139 municípios.

O Governador afirma que o serviço de manutenção das estradas vicinais e abertura de novas estradas, além de garantir melhor trafegabilidade aos condutores, serve para escoar a produção e facilitar a vida dos produtores rurais. “Sabemos que para os municípios é difícil fazer um investimento desses, por isso, essas aquisições vão facilitar a vida do homem do campo e de quem trabalha com agricultura familiar e precisa andar por essas estradas”, informa o governador Mauro Carlesse.

Escoamento da Produção

Em Pedro Afonso, município que tem como base da economia o agronegócio e que abriga a maior usina sucroalcooleira da região Norte do País, o prefeito Jairo Mariano assegura que as duas retroescavadeiras entregues pela Gestão Estadual “têm contribuído para a melhoria das estradas e, consequentemente, para o escoamento da produção”.

Em Santa Rosa, o prefeito Ailton Araújo conta que as máquinas recebidas também estão trabalhando em prol do produtor rural. “Temos uma área de grande produção agrícola. Então, essas estradas são importantíssimas para o escoamento da nossa produção”, destaca.

De Carrasco Bonito, o secretário municipal de Agricultura, Juversino Antunes, afirma que a prefeitura está usando o maquinário para apoiar o produtor rural, “carregando coco babaçu, madeira, carvão e também ajudando no escoamento da produção de arroz”.

Em Lajeado, o secretário municipal de Agricultura, Washington Martins, afirma que o maquinário entregue é importantíssimo para viabilizar a logística do escoamento da produção da zona rural. “Os nossos pequenos produtores participam de feiras aqui, mas também em outras cidades como Miracema, Tocantínia e Palmas”, informa.

Outro município que também está investindo em recuperação de estradas vicinais para escoar a produção é Divinópolis. “Estamos trabalhando no acesso da região do Grotão, Coco e Brejão e, nos próximos dias, iremos para a Piedade e Consolação”, garante o prefeito Florisvane Maurício da Glória.

A prefeita de Caseara, Ildislene Santana, destaca que as máquinas vieram ao encontro às demandas dos agricultores, “que tanto precisam de melhorias nas estradas para conseguirem facilitar o escoamento de seus produtos”.

Período de chuvas atípicas e estiagem

Nos municípios de Colmeia, Ponte Alta do Bom Jesus, Monte Santo e Sucupira, os gestores relataram que estão aproveitando o período seco para recuperar os estragos causados nas estradas por causa da temporada prolongada de chuva que houve neste ano.

“Estamos aproveitando esta época de estiagem para recuperar as estradas rurais”, garante o secretário municipal de Administração de Colmeia, Antônio Pereira.

Em Ponte Alta do Bom Jesus, o prefeito Yaporan Milhomem afirma que as máquinas estão fazendo a manutenção das estradas vicinais que foram danificadas no período chuvoso. “Agora, podemos recuperá-las para melhorar o tráfego”, pontua.

Consertar os estragos feitos pelas chuvas no início do ano também tem sido o foco do prefeito de Monte Santo, Cleodson Souza. “Estamos concentrados na zona rural atendendo o produtor, ao recuperar as estradas vicinais e fazer pontes, bueiros e mata-burros”, informa.

Em Sucupira, o prefeito Edinho Castro destaca que está aproveitando o maquinário para arrumar as vicinais, “porque graças a Deus, o inverno foi bom, mas os estragos são muitos”.

Já em Taguatinga, o prefeito Miranda Taguatinga, observa que a chegada das máquinas veio na hora certa. “Chegou no momento em que mais precisávamos, pois neste ano choveu bastante e tivemos muitos estragos nas estradas”, pontua.

De Gurupi, o prefeito Laurez Moreira conta que já foram recuperados mais de 300 km de estradas vicinais depois do período chuvoso. “Nós temos uma estrutura boa de maquinário no município, e essa veio para reforçar para que possamos continuar esse bom trabalho no sentido de que a população seja atendida”, frisa.

Mais serviços na zona rural

Em Goianorte, as máquinas estão trabalhando na recuperação de estradas vicinais, com encascalhamento e levantamento das vias, segundo informa o prefeito Luciano Oliveira.

Em Araguatins, na região do Bico do Papagaio, o prefeito Cláudio Santana relata que as máquinas estão contribuindo “no processo de escavação, para fazer cabeça de ponte, e no encascalhamento de diversos pontos da cidade”.

Em Centenário, o prefeito Wesley Camilo conta que os equipamentos já acumulam mais de 100 horas de trabalho, proporcionando a recuperação de mais de 50 km de estradas. Já em Aliança do Tocantins, o prefeito José Tavares de Oliveira contou que há muito tempo as estradas vicinais não recebiam manutenção.

De São Salvador, o prefeito André Borba revela que as máquinas nem chegaram a ir para a garagem do município. “Na estrada mesmo, já desci elas para fazer o serviço de recuperação das vicinais”, afirma.

Já em Santa Tereza, o prefeito Valteir Lustosa informa que está dando continuidade ao trabalho realizado pelo gestor anterior, José Raimundo Santos (in memorian), na zona rural.

Quem também está atendendo os pequenos produtores rurais é o município de Lizarda. A prefeita Suelene Lustosa Matos – a Professora Sussu – conta que a cidade já realiza diversos trabalhos com as máquinas.

Em Peixe, o prefeito José Augusto Bezerra Lopes assegura que o maquinário está possibilitando que, “pela primeira vez na história, seja garantida a recuperação de 100% das estradas vicinais”.

Fechando o giro dos municípios, o prefeito de Talismã, Diogo Borges Araújo, comemora a recuperação de mais de 250 km de estradas vicinais. “Antes, tínhamos um maquinário que quebrava sempre e agora conseguimos dar andamento ágil ao serviço. Vemos que a comunidade está satisfeita e nossa meta é contemplar todo o município até o período chuvoso”, destaca.

Pequenos Produtores beneficiados

O produtor rural de São Salvador do Tocantins, Sebastião Tavares Sobrinho, conhecido como Tião da Emsa, frisa que, para ele, “é muito importante manter as estradas boas como estão agora. Estamos rodando nas estradas boas encascalhadas”.

Já em Pugmil, quem foi diretamente atendido com essas máquinas foi o senhor José Barbosa Coelho, morador do município desde o ano de 1959. “Essas máquinas estão facilitando muito a vida da gente, já que não temos condições de comprar esse equipamento para melhorar as estradas. Agora, estamos tendo acesso a isso de forma gratuita, então é muito bacana ver o Governo do Estado ajudando os produtores, fornecendo um trabalho eficiente e agindo perto de nós”, dispõe.

Entrega das máquinas

O governador Mauro Carlesse entregou, entre os dias 29 de junho e 10 de julho deste ano, 139 retroescavadeiras, 80 pás carregadeiras, 12 escavadeiras hidráulicas e 1 grupo gerador diesel aos municípios do Estado.

Foram R$ 68,2 milhões de repasses da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), por meio de emendas parlamentares da bancada federal tocantinense da legislatura de 2015/2018, e mais R$ 488 mil como contrapartida financeira do Governo do Tocantins.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas