Cidades
Prefeitura de Palmas-TO planeja cinco novos concursos para 2019
A Lei de Diretrizes Orçamentária de Palmas para 2019 prevê a realização de cinco novos concursos públicos.
A Prefeitura de Palmas, capital do Tocantins, divulgou no dia 19 de novembro a Lei de Diretrizes Orçamentárias para o próximo ano. No documento, consta a reserva de verba para realização de cinco novos concursos em 2019.
Os órgãos com seleções contempladas na LDO de Palmas são:
Guarda Metropolitana;
Quadro da Educação;
Quadro da Saúde;
Agência de Regulação de Palmas;
Instituto de Previdência Social (PreviPalmas).
FOLHA DIRIGIDA questionou a Assessoria de Imprensa da prefeitura, nesta quarta-feira, 21, sobre cargos, vagas e datas para publicação dos editais. Até a publicação desta matéria, no entanto, não obtivemos retorno.
No dia 17 de setembro, foi divulgada no Diário Oficial do Município a comissão organizadora do concurso para o PreviPalmas. O presidente do grupo responsável por elaborar o projeto básico da seleção será servidor Rafael Sulino de Castro.
O projeto básico funciona como uma minuta do edital. Ele contém as principais informações do concurso, como número de vagas, carreiras, estrutura de provas, estimativa de candidatos e de taxas de inscrição.
Tal documento é enviado a possíveis bancas organizadoras para que elas possam se familiarizar com o concurso. A escolha da instituição é a última etapa antes da divulgação do edital.
Concurso Guarda de Palmas está autorizado desde 2017
O concurso para Guarda Metropolitana de Palmas está autorizado desde 2017. Na época, a comissão organizadora foi formada para cuidar dos preparativos legais, impactos financeiros, além de elaborar o Termo de Referência da seleção, que antecede o edital do concurso.
A Prefeitura de Palmas não realiza novas seleções para guardas municipais há 11 anos. No último concurso, foram oferecidas 100 vagas imediatas, sendo 90 para candidatos do sexo masculino e dez para o sexo feminino.
Para concorrer era preciso ter apenas o ensino médio completo; 1,65m de altura para homens e as mulheres, 1,60m. Além do vencimento inicial, os nomeados tiveram direito ao adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno.
O concurso foi composto por seis etapas:
- Prova objetiva;
- Avaliação médica;
- Teste de aptidão física;
- Avaliação psicológica;
- Investigação social da vida pregressa do candidato (realizada pela Corregedoria da Guarda Metropolitana);
- Curso de formação.
Na objetiva, foram cobradas questões de Língua Portuguesa, Matemática, Geografia e História do Tocantins e Conhecimento Específicos.
A Guarda Metropolitana tem como atribuição proteger os bens públicos municipais, serviços de controle, fiscalização, orientação e educação ambiental e, subsidiariamente, complementa e apoia as atividades de segurança pública.
Fonte: Folha Dirigida