Cidades
Empresários do ramo turístico de Porto Nacional se preparam para receber o 1º Campeonato Tocantinense de Parapente
O intuito do bate-papo foi mostrar o potencial da cidade para o turismo de aventura e os benefícios para o setor
Empresários de Porto Nacional participaram, nesta quinta-feira (04), de um bate-papo com representantes da Associação de Voo Livre de Porto Nacional (AVLPN/TO), pilotos e o consultor em turismo do Sebrae, Maicon Dimbarre, com o intuito de estarem mais preparados para receber o movimento turístico, durante o 1º Campeonato Tocantinense de Parapente que acontece entre os dias 25 e 28 de agosto, em Porto Nacional.
O evento foi resultado da parceria entre a prefeitura municipal, Sebrae e AVLPN/TO e contou com a presença do coordenador estadual do turismo, Alex Veras; o consultor de turismo do Sebrae, Maicon Dimbarre; o Coronel Ricardo Macedo, piloto aposentado, e dos associados da AVLPN, Silvio Lima e Rogério Menezes.
De acordo com o secretário municipal da Cultura e do Turismo, Fernando Windlin, Porto Nacional possui grandes oportunidades para um turismo diversificado. “A cidade possui o turismo religioso que é muito forte, agora temos esse potencial ainda, não tão explorado, como o turismo de aventura e precisamos investir em informação e capacitação para os empresários do ramo e também no apoio a esses eventos que atrai pessoas e movimentam a economia local”, declarou.
Foto: Divulgação/Secult Porto Nacional
O instrutor de voo Silvio Lima também falou do potencial que Porto Nacional tem para o turismo de aventura e ressaltou que o Parapente pode ser praticado por todos. “Nós fizemos um voo de 117 km e percebemos que tem um potencial muito grande para o segmento aqui em Porto Nacional”, declarou.
O consultor de turismo do Sebrae, Maicon Dimbarre, explicou a importância da participação dos empresários do ramo turístico no bate-papo. “Nós vamos realizar o 1º Campeonato Tocantinense de Parapente que trará voadores do Brasil inteiro para Porto Nacional, movimentando toda a cidade porque precisarão se hospedar, se alimentar, utilizar transporte, vão fazer ppasseio e os empresários do ramo turístico precisam estar juntos nessas atividades ofertando os seus serviços e, dessa forma, aquecendo a economia local”.
Maicon também destacou a importância dos empresários atuarem na divulgação desses eventos que atraem o turista para o município, uma vez que essa movimentação é boa para os empresários de forma individual e também para a cidade como um todo.
O encontro, que aconteceu na Choperia Beira Rio, discutiu valores praticados, as oportunidades que Porto Nacional possui para o turismo de aventura, de que forma esse segmento impacta o trade turístico, dentre outros temas correlatos. Os empresários também puderam tirar dúvidas e conversar com os convidados sobre o assunto.
Por: Anne Karianny Moreira
Secretaria Municipal da Comunicação
Edição: Juscelene Melo