Cidades
ELEIÇÃO DO BIÊNIO 2019-2020: Com seis vereadores situacionistas, Wendel Gomides registra a chapa “Unidos por Gurupi”
…
Por Romilton Messias
DRT-TO 757
Na manhã desta terça-feira, 27, o vereador Wendel Gomides com apoio de seis Vereadores da base do prefeito Laurez registraram a chapa “unidos por Gurupi”, para concorrerem na eleição de renovação da Mesa Diretora da Câmara Municipal. Na composição da chapa constam os nomes: Presidente Wendel Gomides (PDT), Vice-presidente Vereador Ataíde Pereira (PPS), 1ª Secretária Argemira Lustosa (MDB), 2º Secretário Eduardo Malheiro (PSDB), 1º Suplente Jair Souza (MDB) e 2º Suplente Cláudio Márcio (PSB).
O Regimento Interno da Câmara Municipal no Artigo 11, Parágrafo 2º, diz que a eleição para renovação da Mesa deverá ser realizada obrigatoriamente na última sessão ordinária da Sessão Legislativa, empossando-se os eleitos em 1º de janeiro do ano subsequente, para o biênio 2019/2020. Conforme os Vereadores a data prevista para Eleição é para o próximo dia 14 de dezembro.
Foi sugerido pelo vereador Ivanilson Marinho na Sessão Ordinária desta terça-feira, 27, que a votação seja aberta. Na concorrência pela presidência, até momento apenas o líder da oposição, Sargento Jenilson (PRTB) protocolou seu registro individual. Contudo, o Regimento da Casa diz que até 24 horas antes do dia da eleição, que será ainda será confirmado pelo atual presidente da Câmara, Valdônio Rodrigues (PSB), podem serem protocoladas novas candidaturas.
EM CASO DE EMPATE
Ainda na gestão da ex-vereadora Wanda Botelho, foi aprovada e promulgada emenda à lei orgânica de Gurupi, nº 019/2012, que altera o artigo 60 da Lei municipal nos parágrafos 1º e 2º, e entrou em vigor, que em caso de empate, deverão obedecer aos seguintes critérios para desempate: será eleito quem tiver o maior número de mandato de vereador; e o de maior idade.