Brasil
Efeito estrutural das reformas assegura o crescimento do país
A importância da redução de impostos para aumentar a competitividade foi mencionada no Painel Telebrasil 2022

Impulsionado pela agenda de reformas e de ajustes na economia, o Brasil vai surpreender o mundo mais uma vez neste ano, com crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em torno de 2%. Esse é o entendimento do ministro da Economia, Paulo Guedes, que participou nesta terça-feira (28/6) da abertura do Painel Telebrasil 2022, em Brasília.
Para o ministro, o crescimento do PIB estará acima das previsões do mercado financeiro. “Vão errar de novo, porque não contavam com o efeito estrutural de nossas reformas”, avaliou Guedes, destacando que o país conta com uma carteira de R$ 860 bilhões de investimentos contratados para os próximos anos.
Aos participantes, o ministro salientou a importância do setor de telecomunicações nesse novo cenário, ao lembrar do sucesso do leilão de concessão das faixas de frequência do 5G. Guedes disse, também, que o governo está empenhando em dar continuidade ao processo de redução de impostos, tornando a economia cada vez mais competitiva. “Tudo o que a gente puder fazer para estimular o investimento privado vamos fazer”, afirmou.
O ministro lembrou, ainda, que o governo já promoveu diversos cortes nos impostos e tributos. Um dos mais recentes movimentos nesse sentido foi a redução do Imposto de Importação sobre itens da cesta básica. Ele também manifestou a meta de avançar em outras frentes, como na redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). “O Brasil está no início de um longo ciclo de crescimento. Está vindo uma avalanche de investimentos para o país”, afirmou.
Por fim, Guedes apontou que a ruptura das cadeias produtivas internacionais — diante da pandemia da Covid-19 e acentuada pela guerra na Ucrânia — gera oportunidades de maior inserção internacional e de fortalecimento do mercado interno. “Nosso acesso à OCDE [Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico] deve ser acelerado. O Brasil vai se tornar a segurança energética da Europa e a segurança alimentar do mundo. Já estamos no caminho da prosperidade, basta manter o rumo certo”, concluiu o ministro da Economia.
-
Cidades2 dias ago
Parque Estadual do Cantão recebe visita de representantes da Mercuria Energy Group
-
Cidades2 dias ago
Andar na reserva: Detran/TO explica os riscos e penalidades de transitar com a gasolina do veículo no limite
-
Brasil3 dias ago
Palmas realiza ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica Animal no dia 26 de abril
-
Cidades2 dias ago
Tocantins realiza 1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental
-
Brasil3 dias ago
Avenida comercial do Jardim Aureny III passa por revitalização na base asfáltica
-
Brasil3 dias ago
Campanha de vacinação contra gripe segue até 31 de julho em Palmas
-
Cidades2 dias ago
Economia em regiões turísticas são impulsionadas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
-
Brasil2 dias ago
Abertas inscrições para a 3ª edição do Torneio de Pesca Pantanal