Estado
Comunidade Quilombola Dona Juscelina celebra Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher
Para comemorar a data, a Seciju estará neste sábado e domingo, 24 e 25, com duas Unidades Móveis para Atendimento a mulheres na comunidade

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), uma em cada três mulheres no mundo já sofreu violência física ou sexual. Embora essas violações sejam comuns ao cotidiano de milhares delas, muitas vezes elas se tornam invisíveis ou são tratadas como algo relativo à esfera familiar. Em 1981, com muita luta, o movimento feminista rompeu esse silêncio, e celebra, anualmente em 25 de novembro, o Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher.
Para comemorar essa data tão importante, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Diretoria de Políticas e Proteção para as Mulheres e Diretoria de Direitos Humanos, estará neste sábado e domingo, 24 e 25, com duas Unidades Móveis para Atendimento a Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas, por meio do projeto Comunidade Sustentável – Maria da Penha Leva Curso – 3ª edição, na Comunidade Quilombola Dona Juscelina, no município de Muricilândia, ofertando serviços de saúde, palestras sobre cidadania e direitos das mulheres, e oficinas de inclusão produtiva.
Composta por equipe multidisciplinar, as unidades móveis terão atendimento de assistência jurídica, de saúde e social. “Serão 200 famílias da Comunidade Quilombola Juscelina atendidas resultando em um total de 800 pessoas. Durante os dois dias de atividades promoveremos rodas de conversas, orientações com relação à saúde das crianças, oficinas pedagógicas de artesanato para capacitar a população local e também testes rápidos de HIV e Sífilis que serão aplicados. Estamos levando acesso à cidadania de fato”, ressalta a gerente de Políticas e Proteção para as Mulheres da Seciju, Sabrina Santana.
Projeto Comunidade Sustentável
O projeto Comunidade Sustentável – Maria da Penha Leva Curso – 3ª edição é uma iniciativa da Vara Especializada no Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e do Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins, com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Seciju.
Unidades móveis
As Unidades Móveis de Atendimento às Mulheres do Campo, da Floresta e das Águas são ônibus equipados para prestar atendimento às mulheres em situação de violência. O objetivo desta ação é implantar um modelo de atendimento multidisciplinar, composto por profissionais das áreas de serviço social, psicologia, atendimento jurídico e segurança pública.
As unidades móveis têm caráter preventivo, devendo realizar ações de prevenção, assistência, apuração, investigação e enquadramentos legais, sempre pautados no respeito aos direitos humanos e aos princípios do Estado Democrático de Direito e tendo por norte os eixos do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
-
Cidades2 dias ago
Parque Estadual do Cantão recebe visita de representantes da Mercuria Energy Group
-
Cidades2 dias ago
Andar na reserva: Detran/TO explica os riscos e penalidades de transitar com a gasolina do veículo no limite
-
Brasil2 dias ago
Palmas realiza ‘Dia D’ da Vacinação Antirrábica Animal no dia 26 de abril
-
Cidades2 dias ago
Tocantins realiza 1º Fórum Estadual de Regularização Ambiental
-
Brasil2 dias ago
Avenida comercial do Jardim Aureny III passa por revitalização na base asfáltica
-
Brasil2 dias ago
Campanha de vacinação contra gripe segue até 31 de julho em Palmas
-
Cidades2 dias ago
Economia em regiões turísticas são impulsionadas com oferta de cursos de capacitação gastronômica
-
Brasil2 dias ago
Abertas inscrições para a 3ª edição do Torneio de Pesca Pantanal