Estado
Cidadania e Justiça leva ações de saúde às unidades prisionais do Estado
Ação inclui orientações de prevenção à Covid-19
Com o objetivo de impedir a propagação da Covid-19 nas unidades prisionais do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio da Superintendência de Administração do Sistemas Penitenciário e Prisional, deu início a uma série de ações voltadas à saúde. A iniciativa integra o novo plano de ação para prevenção da contaminação do novo Coronavírus nos estabelecimentos penais e a previsão é de que as triagens médicas sejam realizadas em todas as unidades prisionais e alcancem toda a população carcerária do Estado.
Os trabalhos foram iniciados na quarta-feira, 26, com atendimento médico para as pessoas privadas de liberdade do Núcleo de Custódia e Casa de Prisão Provisória (CPP) de Palmas com testagem para Covid-19, conferência de temperatura corporal e orientações aos custodiados quanto aos procedimentos de prevenção à contaminação pelo novo Coronavírus.
O superintendente do Sistema Penitenciário e Prisional do Tocantins (Sispen/TO), Orleanes Alves, explicou que todos os presos passam por procedimentos de saúde, em concordância com determinação da Seciju, seguindo os protocolos do Governo do Tocantins. “Desde o anúncio da pandemia, estamos promovendo ações de controle e preservação da saúde das pessoas privadas de liberdade e de servidores. Para os próximos meses, editamos o Plano de Ação para Prevenção de Contágio e Disseminação por Coronavírus, estabelecendo 12 eixos de combate à transmissão. O que ocorreu na CPP de Palmas é uma das ações de proteção da saúde das pessoas encarceradas que constam no Plano”, explicou.
De acordo com o diretor da CPP de Palmas, Thiago Sabino, a atuação será contínua para garantir o controle do Covid-19 e também de outros tipos de agravos. “Estamos trabalhando com atendimentos médicos e de enfermagem para garantir que tanto os problemas ligados ao novo Coronavírus, como de qualquer natureza, sejam evitados na CPP da Capital”, disse.
O médico da CPP de Palmas, Ronan Fernando de Andrade, explicou como se deram os atendimentos. “Foram realizadas triagens dos reeducandos com sintomas de síndrome gripal. Desta forma, os sintomáticos serão isolados e testados para verificar se estão com Covid-19, conforme plano de contingência da unidade”, concluiu.
Outras unidades
As ações de assistência em saúde aos custodiados seguem ocorrendo nas demais unidades penais do Tocantins. Além da CPP de Palmas, esta semana, as unidades de Pium e Paraíso também receberam os profissionais de saúde para triagem e testagem em custodiados e servidores plantonistas.