Geral
Pesquisa aponta gargalos da indústria e ajuda Governo a traçar ações positivas para o setor
Com base nesses dados, a Seden planeja ações voltadas ao setor para amenizar os problemas enfrentados
Uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto), que aponta os gargalos do setor industrial do Estado, foi apresentada na manhã desta terça-feira, 20, aos técnicos da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). Com base nesses dados, a Seden planeja ações voltadas ao setor para amenizar os problemas enfrentados.
De acordo com a técnica em pesquisa da unidade de desenvolvimento industrial da (Fieto), Gleicilene Bezerra da Cruz, a pesquisa tem como objetivo apresentar os gargalos da indústria que são identificados por meio de pesquisa de opinião empresarial. “A pesquisa é apresentada ao governo, visando buscar novos incentivos e a reformulação de alguns já existentes, no sentido ajudar a indústria a resolver os gargalos que impedem o desenvolvimento”, explicou.
Segundo os dados levantados, foram observados, no setor industrial extrativista e da construção civil, a elevada carga tributária e o alto custo da energia elétrica. Também foi observado que a crise econômica do país e o aumento da informalidade causam uma competição desleal que impede o desenvolvimento do setor, dentre outros.
A diretora de Desenvolvimento Econômico da Seden, Juliane Carneiro, destacou a importância da pesquisa para o Governo. “A partir desses dados atualizados, podemos planejar ações que amenizem esses gargalos e ajudem as empresas a se desenvolverem, consequentemente, favorecendo a geração de emprego e renda no Tocantins”, considerou.