Brasil
Acordos bilaterais: Presidente Jair Bolsonaro firma acordos com o Catar nas áreas de economia, defesa e energia
Em Doha, capital do país, o Presidente Jair Bolsonaro foi recepcionado pelo governante Emir Tamim bin Hamad Al Thani em cerimônia especial
O Presidente Jair Bolsonaro desembarcou em Doha, a capital do Catar, na manhã desta quarta-feira (17/11). O destino é a última etapa da agenda de compromissos presidenciais por países do Oriente Médio, que inclui também visitas aos Emirados Árabes Unidos e ao Bahrein.
Na capital catariana, o Presidente Jair Bolsonaro foi recebido com uma cerimônia especial e se encontrou com o Emir Tamim bin Hamad Al Thani, governante do Catar, para assinatura de acordos bilaterais nas áreas de investimento, economia, defesa, energia e esportes. “Muitos acordos assinados, a confiança voltou no Brasil, o que nós vendemos aqui é a verdade acima de tudo e, pode ter certeza, dessa viagem bons frutos levaremos para o Brasil. Temos falado muito em turismo na região amazônica em cooperação na área de energia e estrutura,” destacou o Presidente Jair Bolsonaro em uma rede social.
Ainda em Doha, o Presidente Jair Bolsonaro também visitou o Estádio de Futebol onde será disputada a final da Copa do Mundo Catar 2022 e se reuniu com diretores da FIFA. O Brasil está entre os países da América Latina que já garantiu vaga no campeonato.
A visita presidencial à região do Golfo Pérsico é a segunda de seu mandato e tem por objetivo reforçar as relações do Brasil com países árabes.
Brasil e Catar
No ano passado, apesar dos efeitos da Covid-19 sobre o comércio mundial, as trocas comerciais entre o Brasil e Catar chegaram a US$ 774,7 milhões.
O Brasil é um importante fornecedor de produtos do setor de defesa ao país do Oriente Médio. Outro ponto forte da relação entre os dois países está no agronegócio. O Catar importa mais de 90% dos alimentos que consome e o Brasil é parceiro no fornecimento de produtos agropecuários e na garantia da segurança alimentar da população catariana.
Oportunidades
A agenda oficial pelos países do Oriente Médio é uma oportunidade de promover investimentos no Brasil. O Catar, apesar de ser um país de pequenas proporções, possui um fundo soberano que controla mais de US$ 300 bilhões em ativos.
A expectativa é que, com a visita presidencial, ambos os países possam explorar novas oportunidades de ampliação da cooperação bilateral, sobretudo nas áreas de ciência, tecnologia e inovação.
O retorno do Presidente Jair Bolsonaro e comitiva para o Brasil está previsto para a manhã desta quinta-feira (18/11).