Connect with us

Política

TRE-TO dá início a implementação do Repositório Arquivístico Digital Confiável

A Implementação do RDC-Arq está previsto no Programa de Gestão 2021-2023.

Published

on

Aprimorar a gestão documental do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO) é uma das iniciativas estratégicas previstas no Programa de Gestão da instituição para o biênio 2021-2023. O objetivo é implementar um ambiente de preservação dos documentos arquivísticos digitais pelo tempo necessário, mantendo a sua autenticidade e sua relação orgânica, além de auxiliar nos processos de arranjo e descrição, com vistas ao acesso no âmbito do Regional.

A primeira ação visando a  implementação do Repositório Arquivístico Digital Confiável (RDC-Arq) foi realizada neste mês de outubro, com a participação de profissionais da área de Tecnologia da Informação no curso técnico das ferramentas do RDC-Arq e de Gestores Documentais no curso Práticas no Uso das Ferramentas dos Ambientes de Preservação e Acesso/Difusão do RDC-Arq – Archivematica e AtoM. Além dos servidores do TRE-TO, também participaram das capacitações ministradas entre os dias 13 a 27/10/2021 representantes dos Regionais do Acre, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande Norte e Santa Catarina.

Entenda

O repositório digital é um ambiente de armazenamento e gerenciamento de materiais digitais, onde os materiais são capturados, armazenados, preservados e acessados. Com o RDC-Arq, é implementado um conjunto de procedimentos normativos e técnicos capazes de manter autênticos os materiais digitais nele custodiados, de modo a preservá-los e dar acesso a eles pelo tempo necessário.

“O projeto visa criar as bases para a implantação de um programa de preservação digital para documentos arquivísticos em sua fase permanente, garantindo a autenticidade, a confidencialidade, a disponibilidade e a preservação dos documentos em meio digital, preservando os registros das atividades do Tribunal e assegurando os direitos dos cidadãos”, explica a gestora da iniciativa, Maria Zita Vilela – chefe de seção de Biblioteca e Arquivo do TRE-TO.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas