Connect with us

Estado

Janela de plantio de sementes nas várzeas tropicais do Tocantins está liberada

Prazo para janela de plantio nas várzeas tropicais foi reduzido em 15 dias em relação aos anos anteriores para atender recomendação de Comitê

Published

on

Em 2018, foi plantada nas várzeas tropicais uma área de 60.270 hectares de soja-semente

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) comunica que está aberta a janela para plantio de sementes de soja nas várzeas tropicais tocantinenses, no período de 20 de abril a 31 de maio, na região que compreende os municípios de Lagoa da Confusão, Pium, Formoso do Araguaia, Guaraí e Dueré, conforme estabelece a Instrução Normativa nº 6, de 9 de abril de 2019. Já o prazo para a colheita encerra no dia 30 de setembro.

De acordo com o gerente de Sanidade Vegetal da Adapec, Marley Camilo, a partir deste ano, o prazo para a janela de plantio nas várzeas tropicais foi reduzido em 15 dias em relação aos anos anteriores para atender uma recomendação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Formoso e também diminuiu em 10 dias o prazo para colheita. “Por isso é importante que os produtores rurais fiquem atentos a estes novos prazos”, alertou Marley, acrescentando que possíveis prorrogações só ocorrerão em casos de excepcionais.

O plantio de soja nas várzeas tropicais é autorizado pela Agência neste período, em condições de excepcionalidade para produção de sementes ou pesquisa. Porém, a Agência exige o cadastramento da área plantada até o 5º dia útil após o fechamento da janela de plantio, preenchimento do formulário de cadastro, planto de trabalho, termos de compromissos e croqui da área plantada. Vale infirmar, que o plantio de soja nas demais regiões do Estado continua proibido, conforme prevê a legislação.

Para garantir a segurança fitossanitária das lavouras quanto à Ferrugem Asiática da soja, a Adapec monitora permanentemente toda a área plantada nas várzeas tropicais desde a semeadura até a colheita e orienta os produtores quanto a aplicação de fungicidas.

Na semana passada uma equipe da Adapec visitou estas regiões orientando os produtores sobre a redução da janela de plantio e demais alterações contidas na IN 6/2019. “As várzeas tropicais possuem uma grande importância estratégica na produção de sementes de qualidade com alto grau e vigor de germinação que abastece o mercado interno e nossos estados vizinhos, por isso, mantemos constantemente o monitoramento de pragas nesta região durante toda a safra,” disse o presidente da Adapec, Alberto Mendes da Rocha.

Para realizar o cadastro da lavoura o produtor deve fazê-lo nos escritórios da Agência, devendo antes, realizar o download dos documentos necessários no site da Adapec, no endereço: www.adapec.to.gov.br, preenchê-los e depois entregá-los.

Em 2018, foi plantada nas várzeas tropicais uma área de 60.270 hectares de soja-semente.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas