Cinema
Enfrentamento ao Bullying é tema de edição do Defensoria nas Escolas em Gurupi
Projeto foi realizado nesta terça-feira, para cerca de 150 alunos do Colégio Arizinho com palestra e dinâmica de grupo
A equipe Multidisciplinar da regional da Defensoria Pública do Estado do Tocantins (DPE-TO) em Gurupi realizou mais uma edição do projeto “Defensoria nas Escolas”, na manhã desta terça-feira, 9, no Colégio Arizinho, no município localizado a 219 km de Palmas. Cerca de 150 alunos foram beneficiados com palestra e dinâmica de grupo sobre o Enfrentamento ao Bullying.
Conforme a psicóloga Isabel Cristina Izzo, que integra a equipe multidisciplinar da DPE-TO e uma das responsáveis pelo projeto no município, os alunos puderam realizar atividades em que foram simuladas limitações físicas e sensoriais, a fim de que pudessem vivenciar melhor a empatia (colocar-se no lugar do outro). “Os alunos reagiram muito bem e puderam expor os seus sentimentos na dinâmica, que focou situação de limitação sensorial e motora”, disse a psicóloga.
Segundo ela, a ideia é aliar às palestras algumas formas de ações que permitam que os próprios alunos possam expressar o que sentem quando expostos a vários tipos de situações. “Assim as palestras deixam de exercer uma posição unilateral e passam a ter uma função interativa com os alunos e as escolas”, complementou.
As palestras contaram ainda com a participação da assistente social Ivone Sousa e com a pedagoga Elizete Soares. Na ocasião buscou-se colher dos alunos as queixas principais acerca de temas da contemporaneidade abrindo um espaço para que possam expressar suas angústias e insatisfações e, com isto, possam ser trabalhados em suas especificidades, inclusive com encaminhamentos para tratamentos psicoterápicos.
Projeto
O projeto “Defensoria Pública nas Escolas” promove a cidadania através de temas que levem à reflexão e ação em face dos problemas que afetam a sociedade. Os temas são escolhidos de acordo com os principais problemas enfrentados pela comunidade local. O objetivo é instruir a comunidade escolar, sobre o exercício da cidadania por meio dos eixos norteadores (cidadania e ética, direito, saúde e violência e paz), levando em consideração as peculiaridades de cada localidade, e assim colaborar com o processo de educação. O Projeto é desenvolvido sob a coordenação da Escola Superior da Defensoria Pública (Esdep) em parceria com as escolas públicas.