Estado
Curso de Formação do Sistema Socioeducativo entra em fase de conclusão
Curso qualificará servidores que serão distribuídos nas oito unidades socioeducativas do Tocantins
Com o objetivo de capacitar os servidores que serão distribuídos nas oito unidades socioeducativas do Tocantins, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), por meio do Núcleo Gestor Estadual da Escola Nacional de Socioeducação, tem dado continuidade ao Concurso do Sistema Socioeducativo, com a conclusão do Curso de Formação no dia 13 de fevereiro. As aulas estão sendo realizadas desde o último dia 14 de janeiro na sede da Unopar em Palmas.
De acordo com o professor Rodrigo Rocha, as aulas estão unindo interesses entre alunos, professores, monitores e profissionais do Núcleo Gestor da escola de formação. ”Está clara a vontade de fazer dar certo. As ações de todos têm sido bem positivas. Há uma troca entre professor e aluno”, explica o professor das disciplinas de Violência Institucional e Socioeducação, Segurança e Direitos Humanos. Ao todo, foram 26 profissionais selecionados para compor a equipe docente neste processo.
“Este curso está acontecendo no momento certo. E a prioridade tem sido perceber e tratar o adolescente de forma singular”, frisa a aluna Silvânia Miranda, quanto à satisfação aos focos que estão sendo dados nas aulas. “Estamos tendo contato com profissionais que realmente entendem sobre a política de atendimento ao menor em cumprimento de medida socioeducativa. As aulas são repletas de exemplos do cotidiano do profissional, teatros, dados. Muito interessante mesmo”, esclarece a aluna.
O suporte para a realização das aulas é dado também por uma equipe de monitores que é formada por técnicos socioeducadores. “Os monitores estão trabalhando com afinco para atender as necessidades que surgem nas aulas. Esse contato com os futuros servidores é riquíssimo para ambos os lados”, disse Nayana fortes, servidora que integra o grupo.
Cronograma
O conteúdo teórico que forma a ementa do curso de formação será ministrado até esta quinta-feira, 7. Em seguida, as aulas práticas serão aplicadas na Escola Estadual em Tempo Integral Professora Elisângela Glória Cardoso, na Quadra 403 Sul. As aulas práticas de Técnicas de Contenção e Mobilização serão divididas em dois grupos. Entre os dias 8 e 11 de fevereiro, serão voltadas aos técnicos socioeducadores; e no dia 10, para analistas e assistentes socioeducadores.
Os alunos que estão tendo aulas para compor o grupo de servidores como motoristas terão aulas práticas de direção defensiva da quinta-feira, 7, ao sábado, 9. No dia 17 de fevereiro, acontecerá a prova objetiva, com o seu resultado previsto para 1º de março de 2019, sendo este de caráter eliminatório.