Cidades
Estado moderniza processo de abertura de empresas e empreendedorismo cresce no Tocantins
Jucetins registra aumento no número de empresas abertas no Tocantins em 2024 e consolida trabalho por meio de parcerias e inovação
O Tocantins encerra 2024 com aumento no número de empresas abertas em relação ao ano anterior. De janeiro a novembro deste ano, 25.202 empresas foram registradas no estado, superando as 24.448 do mesmo período de 2023. Com os dados consolidados de dezembro, na Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins), responsável pelo registro dos novos empreendimentos no estado, a expectativa é de que esse número cresça ainda mais.
O presidente da Jucetins, Issam Saado, relembra que, em comparação com 2019, último ano antes da pandemia, quando foram abertas 18.920 empresas, o Governo do Estado está evoluindo seu ambiente de negócios. “O salto para mais de 25 mil registros em 2024 evidencia que o Tocantins não apenas se recuperou dos impactos econômicos da pandemia, mas também mudou de patamar em termos de empreendedorismo e competitividade”, reforça.
O governador Wanderlei Barbosa destaca que o Tocantins está vivendo um momento de transformação, em que a desburocratização e a simplificação dos processos de abertura de empresas têm sido fundamentais para o crescimento do estado. “O avanço no processo de registro empresarial, a integração digital e as parcerias firmadas ao longo deste ano são exemplos claros de como podemos, juntos, com o apoio da iniciativa privada e das instituições públicas, construir um Tocantins mais forte e próspero. Acreditamos que a simplificação e o apoio aos empreendedores são essenciais para o desenvolvimento sustentável do nosso estado”, enfatiza o governador.
Agilidade no registro empresarial
O tempo médio para abertura de empresa no Tocantins permanece um dos mais rápidos do Brasil. Em março deste ano, o Tocantins foi o segundo estado mais rápido para abrir um negócio, de acordo com dados do governo federal por meio da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). O tempo médio para finalizar o registro foi de 8 horas, 46 minutos e 10 segundos, considerando as etapas envolvendo prefeituras, consulta prévia de endereço e validação pela Receita Federal. No entanto, o desempenho da Jucetins foi ainda mais eficiente na análise dos processos sob sua responsabilidade, com um tempo médio de apenas 2 horas e 30 minutos.
O presidente da Jucetins, Issam Saado, destaca os esforços realizados para tornar o ambiente de negócios mais acessível. “O avanço do Tocantins no cenário nacional, especialmente na área do empreendedorismo, é resultado direto de um trabalho integrado e visionário, liderado pelo governador Wanderlei Barbosa, que determina a modernização dos processos e a redução da burocracia, o que tem proporcionado um ambiente de negócios cada vez mais ágil e seguro para os empreendedores do estado”, completa.
O vice-presidente da Jucetins, pr. Wesley Lemos, salienta que o trabalho da autarquia é pautado pela busca incessante por eficiência e inovação. “Essa transformação só tem sido possível graças ao trabalho integrado do Governo do Estado, que se reflete nas políticas públicas que facilitam o registro de empresas, trazendo mais competitividade ao estado”, corrobora.
Setores que mais cresceram
Entre os setores que mais abriram empresas em 2024, o destaque vai para promoção de vendas, com 1.194 novos negócios. Comércio varejista de roupas aparece em segundo lugar, com 1.092, seguido por obras de alvenaria (909), salões de beleza (827) e transporte rodoviário de carga (580). Outros setores, como restaurantes (481) e comércio de bebidas (544), também registraram quantidade significativa de novos empreendimentos.
Entre os municípios, Palmas lidera com 9.803 registros, seguida por Araguaína (3.756), Gurupi (1.783), Porto Nacional (1.280) e Paraíso do Tocantins (1.033). Outros destaques incluem Colinas do Tocantins (510), Guaraí (359), Araguatins (281), Lagoa da Confusão (239) e Miracema do Tocantins (225).
Simplificação que atrai empreendedores
Entre as 25.202 empresas abertas até novembro deste ano está o empreendimento de Matheus Ribeiro da Cruz, especializado no aluguel de painéis publicitários. Para ele, a decisão de empreender no estado foi movida pela necessidade de oferecer múltiplas fontes de renda e pela demanda crescente dos seus clientes. “Esses primeiros meses têm sido desafiadores, mas com muito aprendizado. O processo de abertura foi extremamente rápido, o que facilitou bastante o início das atividades”, revela o empresário.
A contadora e especialista em registros empresariais de Araguaína, Julyana Brito, revela que 2024 foi um ano de grande evolução para o Tocantins. “Esse foi um ano marcante para o empreendedorismo no estado. O aumento na formalização de empresas, especialmente no setor de serviços e pequenos negócios, foi visível. O avanço da digitalização nos processos de registro, liderado pela Jucetins, foi um divisor de águas”, afirma.
A contadora destaca ainda como os processos mais ágeis e menos burocráticos trouxeram dinamismo para a economia local. “Com prazos mais curtos, os empreendedores puderam iniciar suas atividades mais rapidamente. Isso fez uma enorme diferença na competitividade do mercado local”, completa Julyana Brito.
As recentes inovações da Jucetins beneficiaram não só os empresários, como também os contadores. “A Jucetins tem feito um excelente trabalho na simplificação dos processos. A integração total com a Redesim e a ampliação do atendimento digital facilitaram muito o dia a dia dos profissionais de contabilidade. A possibilidade de fazer registros e alterações de formulário 100% on-line e, com uma análise mais ágil, otimizou muito o trabalho”, reforça a contadora de Araguaína, Julyana Brito.
Os novos modelos pré-aprovados de contrato social também contribuíram para a abertura de empresas, pois evitam erros e aceleram ainda mais os processos. “Isso significa menos tempo gasto com burocracia e mais foco em ajudar os clientes na gestão dos seus negócios. O impacto positivo dessa inovação foi enorme para os profissionais da área”, conclui Julyana Brito.
Parcerias que fortalecem o ambiente de negócios
A Jucetins tem investido também na criação de parcerias estratégicas com instituições de diversas áreas, para fortalecer o ambiente de negócios no estado. Como a parceria firmada com a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), que visa ao compartilhamento de dados sobre as empresas abertas na capital. Esse acordo permite à Acipa planejar e desenvolver ações que impulsionam ainda mais o crescimento econômico de Palmas.
Outro marco foi a assinatura de um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com a Polícia Federal (PF), que facilita o compartilhamento de dados entre as instituições. A PF agora tem acesso ao sistema Simplifica Tocantins, para ajudar a elucidar os fatos com os quais ela se depara, quanto também no sentido de a PF colaborar com a Jucetins sempre que identificar algum caso em que haja suspeita na constituição de uma pessoa jurídica.
Ainda no âmbito da fiscalização de órgãos federais, a Superintendência do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Tocantins também tem acesso ao Simplifica Tocantins para a consulta de informações relacionadas às empresas registradas no estado. O compartilhamento de dados é utilizado exclusivamente para a atividade de fiscalização relativa ao exercício do poder de polícia, que é atribuída ao órgão por lei.
A Jucetins também estabeleceu um ACT com a Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto), garantindo o acesso da agência ao Simplifica Tocantins para monitoramento do setor de mineração. Esta ação facilita a formulação de políticas públicas que promovam o crescimento sustentável dessa atividade no estado.
Além disso, um termo de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/TO), assinado pelo presidente do órgão, Willian Gonzaga, está facilitando o acesso ao sistema de registro de empresas, promovendo mais agilidade e segurança no processo de transferência de veículos pertencentes a pessoas jurídicas.
Inovação no atendimento ao público
A Jucetins também inovou ao oferecer um canal de atendimento direto via WhatsApp. Com isso, contadores, advogados, empresários e outros usuários podem esclarecer dúvidas e solicitar informações e/ou serviços de maneira mais rápida e prática. A comunicação pode ser feita pelo número (63) 3218-4825 para suporte do sistema Simplifica Tocantins, e pelo (63) 3218-4821 para o setor de cadastro.
Além desse novo canal, a Jucetins continua oferecendo o contato por e-mail, garantindo mais opções aos usuários. A lista dos endereços eletrônicos está disponível no portal da Jucetins.
-
Política3 dias ago
Prefeito Eduardo decreta tarifa zero do transporte coletiva e anuncia estudo para grandes obras
-
Brasil3 dias ago
Ação estratégica do Governo do Tocantins garante mais de 600 mil atendimentos no Hospital Regional de Araguaína em 2024
-
Cidades3 dias ago
Eduardo Siqueira Campos inicia gestão com a Operação Palmas Cidade Limpa
-
Brasil3 dias ago
Estado garante mais de R$ 4,7 milhões para fortalecer a agricultura familiar
-
Brasil3 dias ago
Turismo do Tocantins: veja as potencialidades regionais
-
Política3 dias ago
Prefeito Eduardo Siqueira dá posse para 29 secretários da Prefeitura de Palmas
-
Política3 dias ago
Ações de planejamento e modernização do Governo do Tocantins garantem eficiência na gestão financeira
-
Política3 dias ago
Estado registra mais de 198 mil jovens aptos a votar e 87 mil idosos com direito ao voto