Connect with us

Cidades

Secretaria da Educação promove formação para docentes que atuam na alfabetização e letramento das crianças

Capacitação direcionada aos professores e supervisores pedagógicos dos 1º e 2º anos do ensino fundamento iniciou nesta segunda, 5

Published

on

A Secretaria Municipal da Educação (Semed) promove a partir desta segunda-feira, 5, a formação ‘Círculo de estudos e pesquisa sobre o processo de alfabetização e letramento’ para os professores do 1º e 2º anos do ensino fundamental, incluindo os respectivos supervisores pedagógicos. A formação prevê encontros mensais online (via YouTube), em duas etapas: módulo 1 – ‘Compartilhando conhecimento e experienciais’ e o módulo 2 – ‘Círculo de estudos com temáticas específicas da alfabetização’.

O primeiro encontro do primeiro módulo aconteceu na tarde desta segunda e contou com a participação de professores dos 1º anos das unidades escolares Escola Tempo Integral (ETI) Olga Benário e Escola Municipal Degraus do Saber, que fizeram relatos das experiências exitosas sobre as práticas de alfabetização no ensino remoto e/ou híbrido. O segundo encontro desse módulo acontece nesta terça-feira, 6, a partir das 14 horas, desta vez com a participação de professores dos 2º anos dessas duas unidades escolares.

Na abertura da atividade, a secretária municipal da Educação, Cleizenir dos Santos falou sobre a importância de se trabalhar em equipe e em parceria para ofertar o melhor atendimento possível. “Essa ideia de socializar, de se discutir, de saber o que está dando certo em uma escola e que pode ser feita em outra mostra a importância de ser rede, de trabalharmos juntos compartilhando as boas práticas para continuar esse trabalho de qualidade que a rede municipal de ensino sempre ofertou”.

A professora da ETI Olga Benário, Francisca Neri foi a primeira a se apresentar falando um pouco sobre os desafios e experiências à frente da turma de 1º ano do ensino fundamental. Francisca relata que devido à pandemia surgiu a dúvida de como trabalhar a educação de modo remoto, e o jeito encontrado foi o de se organizarem para oferecer o melhor ensino. “Nós começamos a nos organizar mesmo antes da ferramenta Palmas Home School, com produção de vídeo aulas, organizando todo o trabalho, com produção de material e blocos de atividades que encaminhamos para as crianças via grupos de whatsapp, além do trabalho de parceria junto às famílias das crianças por meio das tecnologias”, disse.

Segundo a professora, todo esse processo serviu para mostrar o quanto o trabalho em equipe é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho de todos.

Encontros

Ao final dos encontros que devem acontecer ao longo do ano letivo, os participantes serão certificados. Estarão habilitados a receberem os certificados os participantes que cumprirem a agenda dos módulos e obtiverem frequência de, pelo menos, 75% nos encontros.

O círculo de estudos e pesquisas é uma ação da Secretaria Municipal da Educação que visa fomentar os elos entre teoria e prática nas ações pedagógicas dos professores da rede. Tem o propósito de incentivar a troca de experiências entre as unidades e instituir um grupo de estudos e pesquisa com a finalidade de contribuir com as unidades educacionais na elaboração de um plano de ação sobre o processo de alfabetização e letramento do 1º e 2º anos do ensino fundamental, visando aperfeiçoar o processo ensino e aprendizagem dos estudantes no ensino remoto e/ou híbrido.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas