Cidades
Naturatins participa de ação de limpeza no Rio Araguaia
Ação de educação ambiental ocorreu no percurso acima do Porto do Cais, em frente à Praia da Gaivota, em Araguacema, até a Ilha de Peixe, acima do Rio Caiapó
A supervisão da Área de Proteção (APA) Ilha do Bananal/Cantão participou, no sábado, 20, da IV Coleta de Lixo no Rio Araguaia. A ação de educação ambiental ocorreu no percurso acima do Porto do Cais, em frente à Praia da Gaivota, em Araguacema, até a Ilha de Peixe, acima do Rio Caiapó, nas margens direita e esquerda do Rio Araguaia.
A atividade fez parte de uma parceria com a Equipe Araguaia limpo e resultou no recolhimento de um caminhão caçamba de lixo. Dentre os resíduos foram encontrados geladeira, cadeiras, pneu, porta, garrafas pet e de vidro, além de calçados.
O supervisor da APA Ilha do Bananal/Cantão, Jovane Ferreira, destacou que a ação recebeu o apoio do Naturatins, visto que o órgão visa à preservação ambiental da região. “Esperamos que esta coleta de lixo se fortaleça e se torne tradição. Esperamos que a população se sensibilize com os mananciais e preservação da natureza no âmbito em geral, que é dever de cada cidadão”, apontou.
“Agora a proposta é nos fortalecer e levar essa ideia para as escolas, no sentido de conscientizar as crianças. Educação infantil será o nosso objetivo,” explicou um dos idealizadores e coordenador da coleta, João Nilson.
Segundo um dos idealizadores e coordenador da coleta, João Nilson, o objetivo é no mês de setembro recolher o lixo deixado nos acampamentos. “Ficamos surpresos porque retiramos novamente das praias e do rio Araguaia, um caminhão de lixo. Agora a proposta é nos fortalecer e levar essa ideia para as escolas, no sentido de conscientizar as crianças. Educação infantil será o nosso objetivo,” explicou.
O projeto iniciou em 2015 e além do Naturatins, a ação contou com as parcerias da prefeitura de Araguacema, da sociedade civil, por meio de empresários e comerciantes locais, igrejas e da comunidade, dentre eles pescadores que fazem parte do Projeto Pirarucu, com o Acordo de Pesca no município de Araguacema, que possuem base de apoio no Rio Caiapó.