Connect with us

Cidades

Lançamento da campanha Agosto Lilás reúne instituições de combate à violência contra a mulher em Porto Nacional

Com o tema “Violência contra mulher não tem desculpas, tem lei”, a ação tem objetivo principal de acolher e conscientizar as mulheres vítimas de agressões

Published

on

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

 

No mês nacional de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a prefeitura de Porto Nacional, por meio das secretarias municipais de Assistência Social e Habitação, de Educação e de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 04, a abertura oficial da campanha “Agosto Lilás”, que traz o tema “Violência contra mulher não tem desculpas, tem lei”. O evento reuniu instituições como o Coletivo de Mulheres, Universidade Federal do Tocantins, Defensoria Pública do Estado do Tocantins, dentre outras

A programação esteve recheada de ações que incluiu apresentações musicais, palestras e peças teatrais. Durante todo o mês de agosto, a mobilização vai intensificar a divulgação da Lei Federal 11.340, de 7 de agosto de 2006, batizada de “Lei Maria da Penha”, e também os serviços da rede de atendimento à mulher em situação de violência.

 

WhatsApp Image 2022 08 04 at 17.50.06

Palestrantes: psicóloga Nair Mendes de Godoi – jurídico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins, e a advogada Kalita Noleto

                                                          

  

agosto lilás 04083

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional


Em seu discurso, o prefeito Ronivon Maciel destacou que “não podemos nos calar diante de atos de violência. Essa iniciativa além de alertar e sensibilizar a sociedade, propicia o fortalecimento na rede de enfrentamento à violência contra às mulheres, sendo fundamental para a articulação de ações de prevenção aos atos de violência, garantindo uma assistência com mais eficiência às vítimas e consequentemente empoderando essas mulheres”, concluiu.

Conforme a secretária da Assistência Social e Habitação, Keila Viana, “durante todo o mês de agosto estaremos realizando palestras, rodas de conversas, apresentação de peças teatrais em vários pontos da cidade sobre a temática, no intuito de conscientizar a sociedade sobre o quão importante é denunciar situações de violência contra a mulher, visando a punição dos agressores. Também vamos trabalhar no combate à violência, física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial que tantas mulheres sofrem no dia a dia”, enfatizou.

 

agosto lilás 04082

Foto: Dornil Sobrinho/Secom Porto Nacional

     

Canais de denúncia

Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas gratuitamente pelo telefone fixo ou por celular, ligando para o 180. O serviço está disponível 24 horas.

 

Presenças

Prefeito Ronivon Maciel; Primeira-Dama e secretária da Assistência Social e Habitação, Keila Viana; Coletivo de Mulheres, Helenice Carvalho Rocha; superintendente da educação Alessandra Escobar; secretária de saúde Lorena Martins; diretora da Universidade Federal do Tocantins, Etiene Fabrin; a advogada Kalita Noleto – palestrante; psicóloga Nair Mendes de Godoi – jurídico da Defensoria Pública do Estado do Tocantins.

 

Por: Nadya Mayara

Secretaria Municipal de Comunicação

Edição: Juscelene Melo

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas