Connect with us

Saúde

HGP conta com Núcleo e Atendimento à Pessoa em Situação de Violência

Serviço surgiu diante do crescente número de atendimentos realizados a pacientes nas mais diversas situações de violência

Published

on

Ação do Núcleo de Atendimento a Pessoa em Situação de Violência atua em conjunto em conjunto com a Patrulha Maria da Penha

No intuito de ofertar um acolhimento, atendimento humanizado e especializado à pessoa em situação de violência com direcionamento à rede de proteção e assistencial foi sistematizado o atendimento, já realizado e implantado em março deste ano, o Núcleo de Atendimento à Pessoa em Situação de Violência (Nuave) no Hospital Geral de Palmas (HGP).

O serviço surgiu diante do crescente número de atendimentos realizados a pacientes nas mais diversas situações de violência assistidos pelas equipes do Hospital Geral de Palmas (HGP), desde pronto socorro a internação. O Nuave atende por mês de 80 paciente e até 200 atendimentos.

Segundo a psicóloga do Nuave, Raphaella Pizani o serviço funciona da seguinte forma: a equipe realiza uma busca ativa e também atendimentos conforme solicitação das equipes assistenciais do HGP pela solicitação de parecer ao núcleo. A equipe é formada por psicólogo, assistente social e enfermeira. “Atendemos a toda pessoa que esteja em situação de violência ou com suspeita de violência, seja ela violência física interpessoal, violência autoprovocada, violência sexual, negligência e abandono, bem como a realização da assistência às pessoas com ideação e planejamento de autoextermínio e automutilações”.

O núcleo atua em parceria com Rede de Proteção à pessoa em situação de violência como delegacias especializadas: Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher (DEAM), Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), Delegacias Especializadas de Crimes Contra a Proteção à Criança e ao Adolescente (DECA), Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP, além da Defensoria Publica (Nudem), Ministério Público Estado (MPE), Patrulha Maria da Penha e o Tribunal de Justiça.

O serviço conta com suporte da Rede Assistencial Estratégia Saúde da Família (ESF), Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Ambulatório Infantil, Serviços de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (Savis) do Hospital e Maternidade Dona Regina Siqueira Campos (HMDR), Serviço de Referência no Atendimento de Crianças em Situação de Violência no Tocantins (Savi) do Hospital Infantil de Palmas (HIP).

O Serviço também vem atuando em parceira com a Patrulha Maria da Penha e participando em ações fora do HGP, com palestras de conscientização sobre todos os tipos de violência. Em junho foi realizada ação direcionada à população no Taquari.

“Por se tratar do maior hospital de referência do Tocantins e estados circunvizinhos, é de suma importância contar com um Núcleo de Atendimento a Pessoa em Situação de Violência, uma vez que há diversos tipos de violência que podem ser tratadas de forma equivocadas ou subjulgadas, e quando isso acontece pode ser agravado a situação da vítima”, afirmou o diretor de integração multiprofissional hospitalar do HGP, Valdemar Pires de Oliveira.

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas