Cidades
Gurupi recebeu Conferência regionalizada dos direitos da pessoa idosa
Nesta sexta-feira (21), foi realizada no Auditório da OAB em Gurupi a 6º Conferência Regionalizada dos Direitos da Pessoa Idosa. O evento teve o tema central: “Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das Políticas Públicas”. A conferência contou com o apoio da Prefeitura de Gurupi, por meio das Secretarias Municipais do Trabalho e Assistência Social e do Idoso e com a presença do prefeito Laurez Moreira.
Segundo a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDIPI), Sandra Maria Leitão, a Conferência foi um espaço de construção coletiva em que todos puderam participar para que o município e o estado avancem em políticas públicas as quais tem como centralidade a defesa da pessoa idosa. “Precisamos discutir e propor juntos, pois cuidar dos idosos é responsabilidade de todos nós e precisamos avançar nas políticas públicas de forma efetiva”, disse.
Ainda de acordo com a Sandra Maria Leitão, as propostas das conferências regionalizadas serão levadas às Conferências Estadual e Nacional, que serão realizadas em 2019 e construirão as diretrizes para uma política pública de defesa dos direitos da pessoa idosa.
O Prefeito de Gurupi Laurez Moreira na oportunidade destacou a importância das políticas públicas voltadas para os idosos e lembrou ações da sua gestão voltadas para o bem estar da melhor idade. “Eu sempre tenho dito que os idosos precisam de todo o cuidado e de ter seus direitos garantidos e aqui em Gurupi, temos buscado proporcionar qualidade de vida a eles, com várias ações, temos a Secretaria do Idoso, a Casa do Idoso, a Academia do Idoso e com isso várias atividades que os atendem nas mais variadas áreas como a saúde, ação social, entretenimento, entre outras”, afirmou o Prefeito.
Para a Secretária Municipal do Trabalho e Assistência Social, Solange Moreira, “Precisamos de espaços assim para reunir gestores, técnicos e os próprios idosos para atendermos as suas demandas e necessidades”, afirmou. Já para a Secretária Municipal do Idoso, Regiane Garcia, “É fundamental debatermos sobre o que estamos fazendo e em que podemos melhorar para garantir os direitos dos idosos”, disse.
Programação
A programação contou com falas institucionais, apresentação cultural com grupo de capoeira, palestra sobre o tema central ministrada pelo professor universitário Leomar Cesar Brigagão, membro do Comitê de ética e pesquisa com seres humanos da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Além disso, houve também a apresentação da metodologia dos grupos de trabalho e discussão sobre os eixos temáticos, que foram:
Eixo I – Direitos fundamentais na construção das políticas públicas: Saúde, Assistência Social, Previdência social, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer;
Eixo II – Educação: Assegurando direitos e emancipação humana;
Eixo III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa;
Eixo IV – Os conselhos de direitos: Seu papel na efetivação do controle social na geração de implementação das políticas públicas.
Ao final, houve aprovação das deliberações e eleição dos delegados que participarão da IV Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa.