Connect with us

Cidades

Escola da rede municipal utiliza o audiovisual para estimular a produção textual

Além de trabalhar habilidades e competências dos componentes curriculares previstos na BNCC, o projeto audiovisual possibilita a formação de pessoas sensíveis ao trabalho coletivo

Published

on

Projeto Animatexto estimula a desenvoltura das crianças na redação, expressão corporal e interpretação

 

Os alunos do 1º ao 5º ano da ETI Santa Bárbara, na região Sul de Palmas, estão utilizando uma ferramenta inovadora para estimular a produção textual. Produzidos nas disciplinas de pesquisa e produção de texto e música, a coletânea “Retorno para o sertão” já conta com 16 vídeos finalizados e mais uma série em andamento. Como consequência, já são sentidos os efeitos na desenvoltura das crianças na redação, expressão corporal e interpretação.

O projeto Animatexto é desenvolvido pelo professor Diogo Teixeira. A mais recente produção, realizada pelos alunos do 4º ano, aborda como seria a possível volta da Asa Branca, a partir da música imortalizada pelo cantor e compositor Luiz Gonzaga. Cada vídeo conta com a interpretação de uma ou mais crianças sobre como seria a volta da asa branca. Para tanto, ouviram a música e fizeram exercícios orais de compreensão textual acerca de sua letra como preparação para redigir um texto e compor um desenho, que são utilizados na edição do vídeo.

 

Alunos do 4º ano participam do projeto Animatexto desenvolvido pelo professor Diogo Teixeira

O professor Diogo considera que além de trabalhar habilidades e competências dos componentes curriculares previstos na BNCC, o projeto audiovisual possibilita a formação de pessoas sensíveis ao trabalho coletivo, críticas ao conteúdo audiovisual que consomem no dia a dia e ainda capazes de utilizar este recurso como forma de expressão e manifestação. “Com um smartphone na mão e as orientações adequadas na cabeça, cada criança abrirá diante de si um horizonte de aprendizagens significativas”, afirma.

“Tivemos que ler e escrever muito para desenhar e fazer estes textos. Foi um trabalho que obrigou a gente a ser criativo, e acabamos nos divertindo, criando rimas, desenhando, e aprendendo também. Foi uma surpresa para gente ter uma aula tão legal”, concluiu Geovanna Sousa, aluna do 4º ano.

 

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas