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Consulta Pública do Governo do Tocantins para elaboração do Documento Curricular do Ensino Médio recebe cerca de 3 mil colaborações

Consulta pública contemplou a parte de formação geral básica e da parte flexível

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A 2ª Consulta Pública para a construção do Documento Curricular no Território (DCT) do Tocantins para a etapa final da educação básica foi realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Foi realizada entre os dias 8 e 11 deste mês e recebeu cerca de 3 mil colaborações, vindas de educadores tocantinenses das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs) do Estado.

As contribuições foram enviadas por meio de formulários on-line, sendo 1.914 colaborações referentes à parte de formação geral básica, sendo organizados por área do conhecimento (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências da Natureza e suas tecnologias, Linguagens e suas tecnologias e Matemática e suas tecnologias).

O recebimento das contribuições é um importante passo para a implantação do Novo Ensino Médio, que também conta com uma parte flexível do currículo, que recebeu 959 colaborações, vindas de toda a comunidade educacional. Tais contribuições possibilitam um melhor desenho da parte diversificada do currículo com a realidade dos estudantes.

Todas as contribuições recebidas pela Seduc serão compiladas e ajudarão a compor a versão final do Documento Curricular do Ensino Médio no Tocantins, que será levada para apreciação e aprovação no Conselho Estadual de Educação. Após a aprovação, o documento voltará à Seduc para ser homologado pela secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

“Esse é mais um importante passo que damos na implantação do Novo Ensino Médio no Tocantins. A partir da finalização do DCT, documento construído de forma totalmente plural, com a participação de toda a comunidade educacional, ficam definidas as bases que irão reger o ensino na etapa final da educação básica em todo o território tocantinense”, destaca a titular da Seduc.

A diretora de Desenvolvimento da Educação da Seduc, Larissa Ribeiro, explica como funciona a construção do DCT. “Um grupo, composto por redatores, articuladores, coordenadores que integram a equipe ProBNCC – etapa Ensino Médio e colaboradores, elaborou uma versão preliminar do DCT, por área do conhecimento e parte flexível, que será finalizada a partir das colaborações que recebemos”, pontua.

Novo Ensino Médio

O Novo Ensino Médio é uma reforma na organização curricular aprovada pela Lei n° 13.415/2017, que alterou as Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu mudanças na estrutura desta etapa do ensino, visando uma escola que dialogue com a realidade atual, que contemple as necessidades dos estudantes e os prepare para viver em sociedade.

Desse modo, o Novo Ensino Médio é uma proposta que busca consolidar, aprofundar e ampliar a formação iniciada no ensino fundamental de uma forma mais interessante, flexível, diversificada e que se conecte aos interesses dos estudantes e favoreça reflexões sobre seu Projeto de vida.

O currículo redireciona o foco dos conteúdos para o desenvolvimento de competências e habilidades. Assim, além de ser executado, com os estudantes, o que devem saber, desenvolve-se também o que devem saber fazer com o que aprenderam, ou seja, aperfeiçoar a capacidade de relacionar teoria e prática, estimulando o protagonismo.

 

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