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Cidades

Estado oferece novo serviço à população para reduzir transtornos com documentos extraviados

Objetivo é colaborar com o cidadão e também evitar que ele tenha despesas com a emissão de segunda via de Carteiras de Identidade

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Importantes para o exercício pleno da cidadania e para a execução de diversos serviços no dia a dia, documentos pessoais (Identidade e CPF, entre outros), quando extraviados ou perdidos, causam grande transtorno na vida do cidadão. Para colaborar e também evitar que o cidadão tenha despesas com a emissão de segunda via de Carteiras de Identidade, o Governo do Tocantins, por meio do Instituto de Identificação, órgão vinculado à Superintendência da Polícia Científica da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), inaugura um novo serviço. Trata-se do recebimento, do cadastro e da pesquisa on-line de documentos pessoais extraviados.

O serviço de pesquisa on-line de documentos extraviados é gratuito e já está disponível no site da Segurança Pública www.ssp.to.gov.br na aba Instituto de Identificação on-line, localizada no menu à direita da página. Basta clicar e ir no item documentos encontrados. O serviço implantado amplia os recursos já disponibilizados pela Plataforma de Atendimento de Perícia e Identificação (Papi) e ainda evitará o pagamento da taxa de segunda via por parte do cidadão, reduzindo, dessa forma, o número de atendimentos por este serviço.

Na prática, qualquer pessoa que tenha perdido seus documentos poderá consultar de forma on-line a localização dele. Contudo, o documento somente estará no cadastro de documentos perdidos se ele tiver sido entregue nas Delegacias de Polícia Civil, nos Núcleos de Atendimento e nos Postos de Atendimento do Instituto de Identificação ou órgãos parceiros em todo o Estado. Para resgatar o documento, o cidadão terá que acessar o sistema. Se o documento estiver registrado no Papi, o sistema informará em qual unidade ele estará disponível para ser retirado.

A diretora de Papiloscopia do Instituto de Identificação, Naídes Cesar Silva, explica que a ideia do sistema se deve porque a maior demanda do órgão é por emissão de segunda via de Carteira de Identidade. “Dessa forma, podemos ajudar o cidadão a economizar o dinheiro que iria usar para pagar uma segunda via e evitar transtornos vivenciados pela perda de documentos”, afirma a Diretora.

Parceiros

Órgãos de fácil conhecimento e acesso de qualquer cidadão estão sendo convidados pela Superintendência da Polícia Científica da SSP-TO para serem parceiros do serviço. O objetivo, conforme a superintendente Dunya Wieczorek Spricigo de Lima, é que eles recolham estes documentos extraviados e encaminhem aos núcleos e Postos Avançados de Identificação do Estado.

As Delegacias de Polícia Civil, Núcleos e Postos de Atendimento do Instituto de Identificação também receberão esses documentos extraviados. A relação das unidades onde os documentos recuperados poderão ser entregues pelas entidades e órgãos parceiros está disponível no link.

Delegacias de Polícia Civil (consultar site da SSP-TO ssp.to.gov.br na aba do lado esquerdo – clicando em Polícia Civil e em seguida Unidades) / https://www.ssp.to.gov.br/policia-civil/unidades/.

 

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