Connect with us

Cidades

Jovens de Gurupi poderão aderir à capacitação profissional com programa Espaço 4.0

Published

on

A prefeitura de Gurupi, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esportes e o Conselho Municipal de Juventude, aderiu ao programa 4.0, do Governo Federal, que tem como objetivo capacitação, convívio e troca de experiências entre jovens de 15 a 29 anos com cursos tecnológicos da indústria 4.0, gratuitos.

O programa Espaço 4.0 é desenvolvido pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O Espaço, segundo o Sistema Nacional de Juventude, fomentará o acesso de jovens a novos recursos tecnológicos da Indústria 4.0, proporcionando-lhes oportunidade de capacitação técnica, ampliação de habilidades e competências técnicas, bem como o engajamento para o mundo do trabalho.

Segundo o secretário municipal de Juventude e Esportes, José Carlos Bessa, o objetivo é ouvir os jovens da periferia e levantar a expectativa de qual tipo de capacitação eles tem preferência. “Fizemos uma parceria com o Conselho Municipal de Juventude e ouvimos quase três mil jovens via plataforma digital, compilamos essas informações e filtramos as principais capacitações que eles nos demandaram”, explicou.

Os dados levantados pela pasta apontaram que os jovens gurupienses têm preferência pelos cursos de manutenção de computadores e notebooks, utilização e manutenção de impressoras 3D, e manutenção de aparelhos celulares e tablets. “Repassamos essas informações ao Ministério e adequamos ao espaço 4.0. Nesta modalidade, temos disponíveis R$ 300 mil para investirmos em estrutura física e capacitações”, acrescentou Bessa.

A estrutura onde acontecerão as capacitações será um contêiner adaptado para sala de treinamento e capacitação. Nesta quinta-feira (13), foi realizada licitação para aquisição desta estrutura. “Já fechamos a empresa que irá fornecer o contêiner 12x3x3 e agora estamos com o processo em andamento para adquirir os insumos e equipamentos que serão usados nas capacitações”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, nas próximas semanas será feito o chamamento público para contratação de empresas para ministrar as capacitações. “Estamos otimistas e vamos atender três turmas de jovens durante esse ano, se a Pandemia de Covid-19 permitir. A ideia é conseguir fazer isso presencialmente a partir de agosto”, concluiu o secretário.

Para o diretor municipal de Juventude, Fernando Novais, a adesão ao programa é o início de um trabalho que a gestão irá fazer junto aos jovens gurupienses. “Estamos tirando aquele pensamento de que juventude é somente esporte, hoje, a juventude é também empreendedorismo. E nosso foco é esse, estimular o talento e o empreendedorismo no jovem, além do esporte”, disse, enaltecendo o esforço e articulação da prefeita Josi Nunes, do deputado federal Carlos Gaguim e da equipe da pasta, para aderir ao programa.

O espaço será equipado com recursos tecnológicos (imagem ilustrativa/Governo federal)

 

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas