Connect with us

Cidades

Atletas com deficiência comemoram parceria da Prefeitura de Porto com instituto reviver

A iniciativa pretende implementar o esporte adaptado para pessoas com deficiência em Porto Nacional

Published

on

Inclusão social, qualidade de vida, convívio social, autoestima são alguns dos benefícios, sejam eles físicos, psíquicos e, até mesmo, sociais, que o esporte pode agregar na vida das pessoas com deficiências.

Com intuito de valorizar e promover ações inclusivas por meio do esporte, a Prefeitura de Porto Nacional, através da Secretaria Municipal de Esporte firma parceria com o Instituto Reviver. Uma das ações a serem efetivadas é a implementação do esporte adaptado em Porto Nacional.

Um dos atletas que comemora a parceria, é o João André de Farias, ele ressalta da gratidão que tem pelo esporte, “desde de pequeno eu sempre gostei de praticar esporte, hoje eu tenho vinte anos, e até hoje pratico”,  conta o jovem.

Segundo o Secretário de Esportes, Diógenes Gonçalves, pretende-se implementar em Porto Nacional modalidades esportivas adaptadas, como: Atletismo, Bocha, Tênis de Mesa, Parabadminton, Natação e a Paracanoagem. “Vamos reestruturar o Centro Olímpico para a realização do esporte inclusivo, incluindo, a pista de atletismo”, disse o secretário.

Ele ressalta, que essa parceria vem para incluir pessoas com deficiência que desejam praticar esportes, e até mesmo treinar para competições de alto rendimento, a  nível estadual, nacional e mundial. Pessoas como o atleta IIquias Lopes Pereira, que tenta uma colocação na seletiva para os Jogos Paralímpicos de Tóquio, no Japão, previsto para acontecer entre 24 de agosto e 5 de setembro de 2021. Iquias tem deficiência física  e busca classificação na modalidade Atletismo.

“Essa parceria vem para somar, pois o instituto tem a experiência. Isso representa oportunidades na vida das pessoas com deficiência”, comemora o paratleta,  que vê no apoio da Prefeitura a chance conquistar uma vaga paralímpica.

A união da Prefeitura com o Instituto Reviver também agradou a Mirian Cristhian Serafin, mãe do jovem João André de Farias. Para ela, essa é uma oportunidade de dar mais qualidade de vida ao filho, que tem deficiência. “Esse encontro fará uma grande diferença na vida das crianças e jovens com necessidade especial, pois trará qualidade de vida. Digo isso, porque enxergo a transformação que o esporte gera, eles lutam contra os seus próprios limites”, ressalta a mãe.

INSTITUTO REVIVER

A Presidente e fundadora do Instituto Reviver, Soraia Maria Tomaz, conta que o Instituto foi criado em 2015, atua fomentando o esporte adaptado e oferecendo  assistência social aos beneficiários. A nova iniciativa dará mais oportunidade às pessoas com deficiência de conhecer e praticar atividades paradesportivas como Atletismo, Bocha Adaptada, Natação, Parabadminton e Paracanoagem.

“Além do ganho motor e físico, o esporte inclusivo vai além, promove a sociabilidade, autonomia, com a prática do esporte é possível   projetar para o futuro uma nova realidade,” enfatizou a presidenta.

Ela pontua que os paratletas que residem em Porto Nacional não precisarão mais se deslocarem à Palmas toda semana para realizarem os treinamentos. A expectativa é que a partir da parceria e apoio da gestão municipal o Centro Olímpico Porto nacional se torne um modelo de inclusão.

 

atelheta 02.jpeg
Ilquias Lopes
ateltaha 01.jpeg
João André de Farias
presidente.jpeg
Presidente Soraia Maria Tomaz
lorena.jpeg
Lorena Fonseca da Silva
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas