Connect with us

Política

Feminicídio e suicídio serão debatidos em caráter de urgência na Câmara de Palmas

Published

on

Presidente da Câmara Municipal de Palmas, Professora Janad Valcari, lamenta, com pesar e preocupação, o falecimento do Policial Militar, Wilson da Silva Rocha, 43 anos, e o de sua esposa, Ana Paula Cerqueira Moreira, 51 anos, vítimas de uma tragédia familiar, iniciada com homicídio de mais uma mulher e concluída com lamentável suicídio, que tem tomado proporções de uma verdadeira pandemia. A tragédia aconteceu na noite de sexta-feira, na Quadra 1203-Sul (Arso 121), Palmas.

Caráter de urgência

Ao iniciarmos o ano legislativo, no próximo dia cinco de fevereiro, vamos já apresentar um requerimento, em caráter de urgência, para uma sessão especial, envolvendo as autoridades de saúde e segmentos organizados da sociedade, para ampla discussão e tomada urgente de ações contínuas de prevenção e contenção de crimes envolvendo homicídio de mulheres e suicídio” – destacou a presidente.

Insuficiente

De acordo com a professora Janad Valcari, o “Setembro Amarelo”, mês dedicado a prevenção do suicídio é muito importante e já salvou milhares de vidas em todo o Brasil, no entanto, não tem sido suficiente para barrar o número crescente de mortes.

“Palmas, como o Brasil no mundo, possui números alarmantes e crescentes tanto de suicídio, como de violência doméstica, contra as mulheres e seus filhos e precisamos fazer algo mais e vamos fazer sim ” – Garantiu a presidente da Câmara de Palmas.

Idade produtiva

Estudo realizado pela Universidade Federal do Tocantins (UFTO) revela que a maioria das mortes, por suicídio em Palmas, acontece em faixa etária de maior produtividade da vida, entre 15 e 29 anos.

Depressão, esquizofrenia e o uso de drogas ilícitas, além da violência doméstica, são os principais males identificados pelos médicos, em um potencial suicida. São problemas que poderiam ser tratados e evitados em 90% dos casos, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mais Lidas